07 tipos de bananas + 07 receitas fáceis e saudáveis pra turbinar a culinária

No mundo, há quase mil tipos de bananas, algumas cultivadas e outras ainda selvagens, mas todas elas levam o nome “Musa”  As mais consumidas pelos brasileiros são a nanica, prata, maçã e banana-da-terra.

Apesar da banana ter 22% de carboidratos e ser mais calórica que outras frutas (70 gramas de banana prata fornecem 62 calorias), ela tem alto valor nutricional. Além disso a banana provoca uma sensação de saciedade e, se consumida com moderação, não contribui para o aumento de peso. Com baixo teor de gordura, possui as vitaminas A, B1, B2, B6 (reguladoras do sistema nervoso), C, D e E, além de sais minerais como cálcio, fósforo, ferro (que combate a anemia) e potássio (ajuda a evitar câimbras e dores nos músculos).

Em uma pesquisa japonesa recente, descobriu-se que as bananas maduras (aquelas que estão mais macias e possuem manchas escuras) contém uma citosina chamada Fator de Necrose Tumoral (FNT), que é liberada por algumas células do sistema imunológico, e que tem efeito sobre outras células do corpo. Seu efeito é tão poderoso que pode ajudar lutar contra as células tumorais anormais que estão presentes no nosso corpo.

bananas nanica 21- Banana-nanica: nanicão; anã; baé; caturra; cambota; ou Dwarf Cavendish. Também chamada de banana-d’água, o tipo mais popular, seu nome vem do pequeno tamanho da bananeira, ideal para dar estabilidade contra ventos fortes. É de grande produção e de frutos grandes, com cachos contendo cerca de 150 bananas, sendo a mais rendosa.

bananas da terra 22- Banana da terra: comprida; chifre-de-boi; na maior espécie do país, os frutos podem chegar a 26 centímetros de comprimento. Sua casca é amarela escura, com manchas pretas quando madura; polpa rosada e macia. A banana da terra tem um dos lados plano, não é tão adocicada quanto os outros tipos de bananas e sua polpa também é mais consistente (mais densa), contendo amidos não digestíveis com facilidade, motivo pelo qual não é recomendado seu consumo cru: deve ser cozida, frita ou assada antes de ser consumida. É o tipo com mais quantidade de vitaminas A e C. No Brasil seu consumo se dá em maior escala nas regiões norte e nordeste.

bananas ouro 23- Banana-ouro: chamada inajá no Norte e Nordeste; banana-dedo-demoça; banana-mosquito; banana-imperador; com tamanho inferior a 10 centímetros, é a menor das variedades consumidas no Brasil, mas também é a que possui o maior número de calorias, 158 em cada 100 gramas. Encontrada desde o litoral de Santa Catarina até o Espírito Santo, possui uma polpa branco-creme ou amarelo-ouro que é doce e perfumada. Tem a casca muito fina, o que se torna um empecilho para a exportação.

bananas prata 24- Banana-prata: prata comum ou pratinha; tem a polpa branca brilhante na periferia e creme-claro no centro, consistente e pouco doce, sendo a casca fina e amarela, quando madura. O cacho contém de 6 a 8 pencas e 50 a 90 frutos, pentaquinados e de extremidades pontudas. Pacovan é resultante de uma mutação da banana-prata, atualmente a cultivar mais plantada no Norte e Nordeste do país. Possui porte alto (6 a 7 m). Os cachos são cônicos, com peso de 16 Kg e 7 a 8 pencas, em média. Os frutos são grandes, com quinas salientes (mesmo quando maduros) e casca grossa. Pesam 122 g em média, e apresentam sabor menos intenso que a prata. As variedades da banana-prata têm a vantagem de ser uma das mais duráveis, podendo ser consumida até quatro dias depois de amadurecer. É a mais indicada para fritar e para fazer bananada.

bananas maca 25- Banana-maçã: é a mais apreciada em razão do seu delicioso sabor. A polpa branca e macia tem sabor doce e agradável, e o aroma tem um quê de maçã. Apresenta concreções na parte carnosa que se tornam endurecidas, o que a desvaloriza. Recomendada para bebês e idosos, pois é a variedade de digestão mais fácil. Uma de suas características é prender o intestino.

banana figo6- Banana-figo: também denominada banana-marmelo; banana-sapa, banana-jasmim, banana-couruda ou tanja; é um fruto grosso, com polpa doce e macia, de cor creme-pálida, muito saborosa quando madura. A casca é grossa. São utilizadas em compotas e fritas, tal como a banana-anã.

banana sao tome7- Banana-de-são-tomé: banana-curta; banana-do-paraíso; banana-roxa; banana-vermelha; caru; com tipos que se diferenciam apenas pela cor da casca. Com polpa rósea ou amarelo-ouro e aroma forte, característico, é recomendada para ser consumida preferencialmente assada, cozida ou frita.

Agora aprenda 7 receitas saudáveis e dê um upgrade na sua culinária. Depois de uma passada no site Seven List, por lá você vai encontrar várias dicas e infográficos como este abaixo. 

7-receitas-saudáveis-usando-banana

Curiosidades: Que as bananas antigamente possuíam semente é verdade, mas existem algumas imagens que circulam pela internet que são realmente chamativas, nas quais aparecem bananas com tons de roxo e outras rosa choque ou vermelho intenso. Mas infelizmente, ainda não conseguimos encontrar este tipo de banana, então a conclusão, a princípio, é que estas imagens possívelmente foram editadas e tiveram sua cor original alterada. Veja algumas imagens:

34
Banana com sementes
30-saco-de-sementes-de-rosa-sementes-de-frutas-sementes-rare-big-hainan-Musa-Velutina-Dwarf
Possível Fotoshop

Infográfico via Seven List e imagens via bananasmobilon

Veja também: Você sabe diferenciar canela verdadeira de cássia? Aprenda agora e não erre mais!

Compartilhe este artigo nas redes sociais!

3 Comments

  • Gostei muito desta matéria. Bem informativa e que nos faz tirar o pré-conceito com outras qualidades de bananas.

  • Na verdade até podem existir imagens editadas ,mas,de fato, nós conhecemos bananas com semente,muito maiores do que essas aqui exibidas.São banas ornamentais.,porem são pequenas e muito doces
    JATeixeira
    Timbó-SC

  • Olá, Super adorei a receita e não conhecia esse prato com essas combinações, confesso que fiquei surpresa, afinal é um tanto quanto complicado achar uma combinação que seja saborosa e saudável ao mesmo tempo. Adorei as outras receitas também e vou tentar fazer ver qual se adequa ao estilo vegano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.