08 alimentos que as pessoas consomem e desconhecem de onde vem

Quem cresceu longe dos pés de fruta e hortas dos avós pode ficar surpreso com este post. A natureza guarda diferentes maneiras de surpreender os olhos humanos até mesmo no momento de entregar alimentos nutritivos, saborosos e cheios de aroma.

Infelizmente, tornou-se comum boa parte da população manter contato com a comida apenas via prateleira de supermercado, sem ter conhecimento ou prestar atenção na origem.

01- AMENDOIM

Imagem via
Imagem via

Alguém aqui sabia que o ingrediente responsável por deixar os chocolates mais crocantes é, na verdade, uma raiz? E tem mais, popularmente conhecida como grama-amendoim, uma variedade da planta é muito utilizada para ornamentar praças e jardins.

02- JABUTICABA

Imagem via

Isso mesmo, as frutinhas crescem diretamente no tronco. Embora seja uma das árvores mais comuns por ser nativa no Brasil, essa impressiona pela beleza e quantidade de frutos que pode produzir. Hoje temos jabuticabeiras hibridas capazes de começar a produzir em apenas 2 anos, mas nem sempre foi assim. Uma jabuticabeira-sabará por exemplo, começa a produzir seus frutos entre 10 e 15 anos de idade.

03- ABACATE

Parecem grandes demais para crescer em árvores? Você está enganado. Abacates crescem em árvores bem grandes que podem alcançar altura de um prédio de seis andares. Ou seja, quando um abacate despenca lá de cima, pode ser bem perigoso, por isso abacateiros não são recomendados para plantio em áreas urbanas.

04- ABACAXI

Uma das plantas mais bonitas e surpreendentes. O abacaxi é uma infrutescência da bromélia. Por mais que os pseudofrutos produzam sementes, é bem fácil replantar uma nova bromélia utilizando aquela parte que conhecemos como coroa. 

Veja como replantar abacaxi a partir da coroa:

05- CACAU

O cacaueiro é originário da Bacia do rio Amazonas e suas amêndoas são muito conhecidas por ser o ingrediente principal na produção de chocolates. Então quando comer seu delicioso chocolate, lembre-se de onde ele vem!

06- CANELA

Imagem  via

Não é a toa que são vendidas em formato de paus. A canela é a parte mais sequinha de uma casca de árvore. 

Veja também: 

07- QUIUÍ

Tem origens em plantas trepadeiras em vez de árvores, como muita gente pensa. A plantação pode ser bem semelhante às parreiras de uvas.

08- BAUNILHA

Imagem via

Por esta você provavelmente não esperava, mas a baunilha verdadeira é extraída das vagens de uma orquídea. A palavra Vainilla vem do em espanhol é o diminutivo de vaina (vagem), ou, a partir do latim: vagina (pequena vagem) tem esse nome devido a maneira como a vagem deve ser dividida ao meio e aberta para expor as sementes.

Veja também:

Compartilhe este artigo nas redes sociais!

Written By
More from Fernando

Inspire-se com o incrível paisagismo de Charles Jencks

O Garden of Cosmic Especulation (Jardim da Especulação Cósmica) está localizado no...
Read More

Deixe uma resposta