15 vegetais alimentícios que podem ser replantados e colhidos novamente

0 Flares 0 Flares ×

Como você já sabe a natureza é um organismo vivo e uma de suas maiores dádivas é seu poder de regeneração.
Muitos dos alimentos que compramos ainda estão cheios de energia e à espera da menor oportunidade para rebrotar. E por isso que decidimos criar uma lista com 15 alimentos que podem rebrotar, deixando sua casa mais sustentável e divertida.

1- Abacaxi
abacaxi 001
Deve-se cortar o abacaxi 1 centímetro abaixo da coroa, depois é preciso arrancar com as mãos o que sobrou da polpa para não apodrecer. Arranque algumas folhas para deixar a área das raízes limpa. Coloque em água limpa e espere até começar a aparecer pequenas raízes; então, é só plantar diretamente na terra. Vale lembrar que o abacaxizeiro gosta de baixas altitudes e depois de plantado na terra demora 2 a 3 anos para produzir.

2- Acelga
acelga 001
Corte 5 centímetros acima da base, que, após mergulhada em um recipiente com água limpa, criará raízes. Coloque em um lugar bem arejado e com bastante luminosidade e aguarde cerca de uma semana para replantá-la novamente na terra.

3- Alecrim
alecrim 001
Retire as folhas da parte de baixo, ou seja, da região em que vão brotar as raízes, mantendo folhas apenas na parte de cima. Coloque em um recipiente com água limpa e quando a raiz estiver com cerca de 2 centímetros, você poderá replantá-lo diretamente na terra.

4- Alface-romana
alface-romana 001
Coloque a cabeça da alface, que é justamente a parte que você iria jogar fora, em um recipiente com água limpa e espere até que brotem novas folhas. Essas folhas não vão ficar muito grandes, mas com certeza terão um sabor incrível.

5- Alho
alho 001
Coloque o dente de alho em um recipiente com água limpa próximo a uma janela e espere suas folhas brotarem. Você pode utilizar as folhas do dente para cozinhar determinados pratos como o guacamole, típico prato mexicano.

6- Alho-poró
alho poro 002
Esta é uma planta muito fácil de brotar. Corte 5 centímetros acima da base, coloque alguns palitinhos para que fique apenas com as raízes submersas e “voilà”. É só esperar a sua plantinha se desenvolver. Quando já estiver com raízes bem desenvolvidas coloque-a na terra.

7- Batata-doce
batata doce 001
Faça o mesmo procedimento do alho-poró, coloque palitos que sustentem a batata para que apenas as raízes fiquem submersas e pronto! Sua batata-doce vai se desenvolver facilmente.

8- Cebola
cebola 001
Observe por onde podem sair as raízes e coloque em contato com água limpa em um recipiente até que ela brote.

9- Cebolinha
cebolinha 001
Corte o talo, conservando a parte branca e um pouco da parte verde como na imagem. Coloque-a em um recipiente com água limpa (cubra toda a parte branca). Deixe em um local onde bata sol e tenha novas cebolinhas em poucos dias.

10- Cenoura
cenoura 001
Ao comprar a cenoura identifique se ainda há resquícios de folhas. Apenas corte perto de onde saem as folhas e coloque em água limpa (uma boa dica é manter a água sempre limpa e colocar poucas cenouras).

11- Capim-cidreira
capim-cidreira 001
Pra adoçar a vida com um chá de Capim-cidreira ou Capim-santo como muitos o conhecem, basta colocar o talinho diretamente em água limpa e aguardar até que emita raízes que possibilitem o seu replantio em terra.

12- Gengibre
gengibre 001
Aquele Gengibre que já está passando do ponto, e você iria jogar fora, pode ser colocado diretamente na terra e regado todos os dias para que se desenvolva novamente.

13- Hortelã
hortela 002
Essa é uma planta que pega bem fácil e utiliza-se a mesma técnica de replantio do alecrim. Retire as folhas da parte de baixo, ou seja, da região em que vão brotar as raízes, mantendo folhas apenas na parte de cima. Coloque em um recipiente com água limpa. Quando a raiz estiver com cerca de 2cm, você já pode replantá-la diretamente na terra para que desenvolva-se em ambiente externo.

14- Manjericão

manjericao 001

manjericão 001
Mesma técnica do alecrim e hortelã.

15- Salsão
salsao 002
E por final o salsão ou aipo. Utilize a mesma técnica da acelga. Corte 5 centímetros acima da base, ele criará raízes quando mergulhado num recipiente com água limpa. Coloque em um lugar bem arejado, bastante luminosidade e aguarde cerca de uma semana para replantá-lo novamente na terra.

A maioria dos vegetais produzidos no Brasil possui agrotóxicos, além de outras substâncias, como por exemplo, os reguladores de crescimento. Caso sua planta não se regenere facilmente, não se assuste! Para que as técnicas ensinadas sejam eficazes, é necessário utilizar alimentos orgânicos, livres de produtos químicos.

Veja também: Nova Plataforma Mapeia Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e familiares clicando nos botões abaixo. Obrigado!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook
Escrito por
Mais de admin

Parcerias

Compartilhar
Leia mais