A incrível história do indiano que plantou sozinho uma floresta de 550 hectares e virou mini-doc

0 Flares 0 Flares ×

Em 2009, o fotógrafo e jornalista indiano Jitu Kalita quase foi atacado por um homem, enquanto andava por uma floresta na Majuli Island, no nordeste da Índia, perto da fronteira com o Butão. O homem se desculpou depois de perceber que Jitu era apenas um fotógrafo explorando a região.

O homem da floresta era Jadav Payeng, sujeito simples que vivia numa cabana, e que começou a plantar árvores na região aos 16 anos de idade, desde 1979. Atualmente, ele já plantou 550 hectares com suas próprias mãos. Payeng começou a interessar-se em ser um ambientalista ao descobrir os problemas de erosão do solo na Índia. De acordo com o Water Resources Management Journal, cerca de 175 milhões de hectares de terras indianas sofrem com os efeitos da erosão. Isso corresponde a pouco mais da metade do território do país.

forest-2Foto via mentalbox.com.br

A Majuli Island está situada no rio Brahmaputra, que se enche violentamente na temporada de monções e cobre a ilha por alguns meses lavando a região. Posteriormente, a água seca com o calor deixando a terra frágil e suscetível à erosão.

A ideia de Payeng é combater este processo plantando árvores para literalmente segurar a terra. Ele conta com o apoio do Ministério da Agricultura para plantar coqueiros, que além de evitar a erosão, estimulam a economia local e ajudam aproximadamente 150.000 pessoas que vivem na ilha.

Este homem notável obteve o título de “homem das florestas indianas” e de “cidadão de alto prestígio”, pelo seu enorme trabalho de preservação. Payeng espera que outras de suas ideias também sejam colocadas em prática com a ajuda de novos patrocinadores,  já que as previsões dizem que se a erosão continuar, a ilha pode ficar completamente submersa em aproximadamente 20 anos.

forest-3Foto via mentalbox.com.br

forest-1Foto via mentalbox.com.br

1_man-planted-a-tropical-forest-750x400Foto via The Plaid Zebra

2__man-planted-a-tropical-forestFoto via The Plaid Zebra

4__man-planted-a-tropical-forestFoto via The Plaid Zebra

3_man-planted-a-tropical-forestFoto via The Plaid Zebra

Esta história é tão bela que rendeu um documentário. Saiba sobre a história deste herói no documentário de “William Douglas McMaster” no trailer abaixo:

Veja também: 

Se você gostou deste artigo, compartilhe e curta nossa fan page pra ficar por dentro das novidades do Somos Verdes. Obrigado!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

André

Humano e amante da natureza.

2 comentários em “A incrível história do indiano que plantou sozinho uma floresta de 550 hectares e virou mini-doc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.