Amaranto – A Planta que declarou Guerra contra Monsanto

A gigante empresa de sementes geneticamente modificadas, atualmente tem enfrentado seu pior pesadelo: O amaranto, planta sagrada para os Incas (Perú) que resiste aos efeitos do poderoso herbicida Roundup.

Nos Estados Unidos, eles tiveram que abandonar 5.000 hectares de soja transgênica, e outros 50.000 estão seriamente ameaçados. Os campos afetados por estas !ervas daninhas” foram plantados com grãos Roundup Ready, que contêm uma semente que recebeu um gene para resistência a herbicidas, o que teria sido transferido para o amaranto.

Esta constatação contradiz as afirmações dos defensores dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM): dizem que a hibridização entre uma planta geneticamente modificada e uma planta não modificada é simplesmente “impossível”.

Mas de acordo com o geneticista britânico Brian Johnson: “Basta uma junção feita a partir de vários milhões de possibilidades. Uma vez criada, a nova planta possui uma enorme vantagem seletiva e pode se multiplicar rapidamente. Herbicidas como o Roundup, o Glifosato e a Amónia, têm exercido uma pressão enorme sobre as plantas, o que aumentou ainda mais a velocidade de adaptação”. Mas essa é uma discussão que ainda vai longe.

Veja também: Plantas Invasoras Colocam Fauna e Flora da Mata Atlântica em Perigo!

No brasil, a invasão do amaranto resistente ao Glifosato (Amaranthus palmeri),  foi identificada em propriedades de Lucas do Rio Verde e Itapura, em Mato Grosso, na safra 2014/2015, e está preocupando os produtores do estado.

amaranto02Imagem via cronistalascolonias

“Avaliaremos que tipo de manejo será o mais adequado para o combate, mas provavelmente será um manejo diferenciado, uma associação de manejo químico com mecânico”, explica o diretor Técnico Luiz Nery Ribas, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Enquanto alguns agricultores utilizam sementes da Monsanto e pulverizam cada vez mais veneno em suas plantas, existem alguns grupos de ativistas que são contra estes procedimentos, e declaram guerra contra essas monoculturas. Eles utilizam bombas com sementes de amaranto como arma. Como esta guerra vai terminar, não sabemos. Mas uma coisa é fato, a “Mãe Natureza” defende-se de nossas atrocidades e geralmente é sagaz em suas respostas. Esperemos que o melhor aconteça!

Fontes: projetosojabrasil, paradigmatrix e veoverde.

Compartilhe este artigo com seus amigos!

Escrito por
Mais de

Santa Catarina Aposenta Os Lixões Conforme Política Nacional De Resíduos Sólidos

Que os lixões são nocivos a nossa saúde não é nenhuma novidade....
Leia mais

1 Comment

  • Espantada de como o governo brasileiro sabe disto e não toma providência em favor a saúde do povo brasileiro.

Comments are closed.