“Arca de Noé” de sementes será aberta pela primeira vez por causa da guerra na Síria

Com o intuito de preservar milhares de espécies de plantas da extinção, em 2006, iniciou-se a construção do Silo Global de Sementes de Svalbard, vulgarmente conhecido como a “Arca de Noé” das sementes. Para que a obra fosse possível, foram precisos esforços dos governos da Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Islândia, juntamente com a Fundação Bill e Melinda Gates e a Organização das Nações Unidas (ONU).

arca 004Imagem via jornalggn

svalbard-seed-new-additions-1_76994_990x742-838x558.jpgImagem via g-sat

76995_990x742-cb1393438460-838x557.jpg
Imagem via g-sat

Localizada em Svalbard, no arquipélago ártico da Noruega, a “Arca” começou a operar em 2008 e tem capacidade para abrigar mais de três milhões de sementes. Hoje o banker de sementes protege 860 mil amostras enviadas por diversos países e não pense que o Brasil ficou de fora dessa. A Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), que é uma instituição pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, encarregou-se de enviar 541 acessos de arroz, 514 de feijão e 264 de milho para o Silo Global de Sementes (não querem que falte arroz e feijão no futuro, rs).

arca 003Imagem via Embrapa

A grande “Arca” foi construída para durar por tempo indeterminado, talvez tanto quanto as pirâmides do Egito ou mais, e garante ainda, que no caso de uma catástrofe mundial, o silo teria capacidade para continuar a refrigeração das sementes por mais de 200 anos.

Leia mais: Projeto Éden, a maior estufa tropical do mundo! Simplesmente apaixonante.

Antes mesmo do que imaginávamos, pela primeira vez, a “Arca” precisa ser aberta, por conta da guerra civil na Síria que persiste há quatro anos. O fato é que os pesquisadores sírios perderam o acesso ao banco genético de plantas que ficava em Aleppo e agora estão pedindo de volta 130 das 325 caixas anteriormente depositadas no banker, o que equivaleria a 116 mil amostras.

arca 006Imagem via jornalggn

arca 005Imagem via jornalggn

Assista ao vídeo para entender melhor como é a “Arca” (para adicionar legendas ao vídeo, clique em legendas, depois em detalhes, legendas e traduzir): 

Imagem de capa via comunidademib

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos. Gratidão!

Written By
More from Fernando

03 Vídeos encantadores revelam o desenvolvimento das plantas em câmera acelerada

É extremamente prazeroso poder observar toda a beleza e elegância da natureza...
Read More

Deixe uma resposta