10 plantas que vão purificar o ar que você respira e os seus ambientes!

As cidades têm se tornado um antro de poluição e resíduos tóxicos. Nosso planeta está ficando cada vez mais venenoso, então criamos uma seleção das 10 plantas que vão purificar o ar de seus ambientes.

Assista ao vídeo do empresário e ativista Kamal Meattle que se tornou alérgico ao ar de Déli, na Índia e seus médicos disseram que sua capacidade pulmonar tinha reduzido em 70%.

Confira nossa lista:

1- Areca-bambú:
VLUU L310 W / Samsung L310 W
A Areca-bambú é uma excelente transformadora de dióxido de carbono em oxigênio. É uma palmeira de pequeno porte quando plantada em vasos, gosta de sol, porém vive em locais com apenas iluminação indireta. Necessita de poucos cuidados, como irrigação periódicas, solo bem drenado e ser levada para área externa a cada quatro meses.

2- Hera-inglesa:
Hedera helix
A Hera-inglesa é considerada a planta nº1 quando se fala em purificação do ar, pois ela é a mais eficaz na absorção de produtos químicos. É uma planta extremamente adaptável que pode ser cultivada como trepadeira ou forração, gosta de sol e meia-sombra, porém precisa de regas periódicas e um solo bem drenado.

3- Espada-de-são-jorge:
espada-de-sao-jorge 002
Esta é uma planta com grande capacidade de transformar dióxido de carbono em oxigênio durante a noite (enquanto a maioria das plantas faz esse processo durante o dia), caso queira ter uma ótima noite de sono, cultive a Espada-de-são-jorge em seu quarto. Para otimizar o efeito de purificação, recomenda-se a utilização deseis a oito plantas com aproximadamente um metro de altura por pessoa.
Ela é uma planta extremamente versátil, vai ao sol ou meia-sombra, prefere um solo bem drenado e é resistente à estiagem.

4- Lírio-da-paz:
lirio-da-paz
Esta é uma das minhas plantas preferidas, pois é de uma beleza exuberante e aceita locais com apenas claridade. Ela reduz o nível de toxinas no ar e quando colocada em banheiros ajuda a combater fungos. É uma planta que aceita sombra e meia-sombra e necessita de regas periódicas.

5- Jibóia:
jiboia 001
Absorve perfeitamente toxinas como formaldeídos, produtos de limpeza e outros químicos voláteis do ar. Como outros Filodendros em formato de coração, a Jibóia prefere água moderada e vive em ambientes com baixa incidência solar.

6- Clorofito:
clorofito
O Clorofito ou Planta-aranha é um excelente absorvente de poluentes como xileno, benzeno, formaldeído e monóxido de carbono. Necessita de regas freqüentes e solo bem drenado. Hoje no mercado, esta planta existe para sombra e para sol, então não se esqueça de verificar com o vendedor, conforme o local que queira colocá-la.

7- Dracena-de-madagascar:
darcena-de-madagascar
Esta é uma planta capaz de remover toxinas do ar, como xileno, tricloroetileno e formaldeído. Lembre-se que esta é uma planta que aceita sol pleno ou sombra parcial e pode atingir até cinco metros de altura.

8- Samambaia:
samambaia 001
As pteridófitas são excelentes umidificadores de ar. São plantas que toleram bem a sombra e meia-sombra e necessitam de regas periódicas. Então adquira uma Samambaia ao invés de comprar um umidificador de ar elétrico.

Não podíamos nos esquecer das plantas que possuem floradas coloridas para alegrar os ambientes.

9- Violeta-africana:
violeta-africana
Sim, a Violeta é aquela plantinha que você encontrava na casa da vovó quando era criança. Ela ajuda a filtrar o ar trazendo harmonia para dentro de casa. É uma planta extremamente fácil de conseguir e um dos segredos para o cultivo é colocá-la bem próxima a uma janela virada para o sul e colocar água apenas no pratinho do vaso.

10- Phalenopsis:
phalenopsis 001
Não poderia faltar uma orquídea para ajudar na purificação do seu ambiente. A Phalenopsis, além de ser extremamente ornamental, adora ambientes mais úmidos e bem iluminados, então o melhor lugar para seu cultivo é em lugares com mais umidade e próximo a janelas Uma boa dica é cultivar Avencas de baixo das orquídeas, elas tornam o ambiente mais úmido.

Lembre-se que para um melhor desempenho de purificação das plantas é preciso limpar suas folhas periodicamente e adubá-las com húmus de minhoca e fertilizantes naturais. Com exceção da orquídea, planta epífita, que necessita de cuidados especiais.

Veja também: Cientistas Australianos Descobrem como Curar Ressaca com Suco de Pera

Compartilhe com seus amigos clicando nos botões abaixo. Obrigado!

Escrito por
Mais de Fernando

Roseiras: Principais Pragas e Formas de Controle Alternativo

Depois da publicação do artigo no qual falamos sobre as principais doenças...
Leia mais