Berlim quer Ciclovia com Zonas Verdes e Hortas capaz de Gerar Energia Através de Pedaladas

0 Flares 0 Flares ×

Hortas urbanas e outras zonas verdes, “estações de serviço”, semáforos e pavimentos que geram energia. Imagine tudo isto numa ciclovia com cerca de nove quilômetros no centro de Berlim.

Projeto elaborado por uma equipe de oito especialistas de diversos países, formados em áreas como urbanismo, gestão cultural, consultoria, relações públicas e arquitetura, pretende transformar uma ciclovia já existente e incentivar os cidadãos a deslocarem-se de bicicleta, tornando o percurso mais rápido, seguro, sem trânsito e mais confortável.

ciclovia-belin-001

Atualmente, Berlim já é uma das cidades com a maior taxa de circulação de bicicletas do mundo, e comprovadamente, isso só traz benefícios para o bem estar físico e ambiental.
A nova via vai passar no centro da cidade, por baixo de um dos viadutos mais conhecidos, o U1, uma linha férrea com 120 anos de existência. A ciclovia já existia, mas por causa de diversos obstáculos encontrados no decorrer do percurso, alguns  ciclistas acabaram deixando-a de lado.

00_Masterplan

ciclovia-belin-003

O projeto “Radbahn” tem como objetivo aproveitar a via, fazendo dela uma rota sustentável com algumas surpresas como: Locais para descanso, alguns cafés, zonas para aluguel e concerto de bicicletas, áreas verdes e hortas urbanas. Um fato interessante é que esta ciclovia vai ficar bem distante de veículos automotivos, garantindo assim um passeio tranquilo e aliviando o stress dos ciclistas. Ainda assim, toda a via será equipada com semáforos e placas informativas. Muito distante da realidade brasileira não é? 

Veja também: Se você gosta de Plantas, precisa Conhecer Assucena Tupiassú e seu Incrível Projeto!

ciclovia-belin-004

ciclovia-belin-002Não conformados, o projeto ainda vai mais longe, deve contar com uma zona experimental, na qual, todo o atrito entre os pneus das bicicletas e o chão, será transformado em energia para iluminar as instalações e o trajeto da ciclovia. É bem diferente das “ciclofaixas” brasileiras, mais um dia nós chegaremos lá!

Via radbahn

Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

admin

Brasileiro, paisagista e amante da natureza.

Um comentário em “Berlim quer Ciclovia com Zonas Verdes e Hortas capaz de Gerar Energia Através de Pedaladas

  1. Parabéns por seus Temas!
    Adorei e estou Compartilhando.
    Belo trabalho e Bela Atitude em Melhoria do Planeta e do Pensamento dos habitantes dá Terra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.