Primeira cidade inteligente e sustentável do Brasil: para população de baixa renda

Para quem achava que criar uma cidade inteligente e sustentável em um país em desenvolvimento como o Brasil seria algo impossível, agora deverá rever seus conceitos, pois esta ideia está prestes a virar realidade e tem até nome: Croatá Laguna Ecopark.

Quer saber mais detalhes sobre esta novidade? Então, continue lendo esse post. E confira tudo sobre a primeira cidade 100% inteligente e sustentável que está sendo construída no Brasil.

Cidade inteligente e sustentável no Brasil: Um sonho que está virando realidade!

Pensar em uma cidade 100% inteligente e sustentável é algo que até pouco tempo sequer passava na cabeça de muitos brasileiros. Mas que agora virou algo cada vez mais discutido pela população.

Afinal de contas, a busca por métodos sustentáveis que façam a sociedade evoluir, mas sem comprometer o meio ambiente, é um assunto que tem atraído a atenção de várias autoridades locais e até internacionais.

E foi justamente por isso, que no Brasil, está sendo desenvolvida, com o apoio das companhias italianas e de Israel, a primeira cidade inteligente e sustentável no Ceará.

Se bem sucedido, o projeto pode se tornar uma grande referência a ser seguido em outros municípios brasileiros.

De acordo com os integrantes envolvidos no desenvolvimento deste projeto, a cidade 100% inteligente e sustentável estará concluída ainda este ano.

 

Cidade inteligente e sustentável: como funcionará este projeto?

O projeto que visa a construção de uma cidade completamente inteligente e sustentável contará com um espaço residencial amplo, destinado a abrigar cerca de 150 residências. E um porto que, segundo seus desenvolvedores, será o segundo maior do Brasil. Foi considerado uma margem de tempo de 8 anos até a sua conclusão.

Além disso, nesse mesmo espaço também haverá áreas que serão destinadas ao comercio, lazer, indústria e serviços públicos.

Infraestrutura da cidade inteligente e sustentável

Toda a infraestrutura da primeira cidade 100% inteligente e sustentável no Brasil será trabalhada para oferecer vários benefícios aos seus moradores, como:

  • Várias ciclovias espalhadas ao longo de toda a cidade;
  • Inúmeros corredores verdes para um maior contato dos moradores com a natureza;
  • Coleta inteligente dos resíduos gerados pela população local;
  • Construção de estruturas adequadas para gerar energia renovável;
  • Tratamento de águas residuais;
  • Iluminação pública gerada a partir de sistemas inteligentes;
  • Controle da qualidade do ar e da água;
  • Praças esportivas que geram energia a partir do movimento dos seus frequentadores.
  • Sistemas de aproveitamento de águas pluviais.

Além dos benefícios descritos acima, os moradores da primeira cidade inteligente e sustentável do Brasil também contarão com aplicativos que servirão para promover a mobilidade compartilhada na cidade, além de uma infraestrutura digital totalmente gratuita.

E se você pensa que é só isso que essa novidade tem para oferecer, está enganado!

Informação em tempo real

A população da nova cidade inteligente e sustentável do Brasil também receberá informação, em tempo real, sobre todos os acontecimentos na cidade, por meio de um aplicativo, que funcionará como um painel de controle do Croatá Laguna Ecopark.

E o melhor de tudo: quem acha que para viver nesta cidade terá que desembolsar muito dinheiro, vai se surpreender, pois o valor estipulado por seus desenvolvedores para quem deseja garantir uma casa no Croatá Laguma Ecopark, é de apenas R$24.300,00.

Este valor ainda poderá ser dividido em até 120 vezes, o que representa uma excelente oportunidade para a população de baixa renda tornar o sonho da casa própria em realidade.

E você? O que acha dessa novidade? Gostaria que todas as cidades do brasil fossem inteligentes e sustentáveis? Comente sua ideia em nossa página do facebook!

Imagens: divulgação via 

 

More from Redação Somos Verdes

04 Vídeo aulas gratuitas sobre sistemas agroflorestais para pequenos produtores

Quem é produtor rural, sabe que é muito importante compreender todo o...
Read More