Células Fotovoltaicas impressas podem levar Energia Limpa para 1,3 bilhões de pessoas

161 Flares 161 Flares ×

Desde a invenção dos painéis solares, temos enfrentando o grande desafio para expandir esta tecnologia que é capaz de acabar com os poluentes liberados atualmente. Um dos maiores problemas eram os custos elevados para se obter placas fotovoltaicas.

Mas com o passar dos anos e a evolução da tecnologia podemos observar uma queda destes custos. Nas últimas décadas o custo tem diminuído constantemente, sendo que, em 1977 o custo girava em torno de 40 dólares por watt e em 2013 caiu para 0,74 centavos de dólar por watt. 

A boa notícia é que esta tendência deverá acelerar ainda mais com a criação de células fotovoltaicas impressas em papel fino. Um papel de células fotovoltaicas, além de ser flexível, o que facilita seu transporte para áreas rurais, tem uma capacidade energética relevante. Com uma folha de 10 x 10 centímetros é capaz de gerar de 10 a 50 watts por metro quadrado. Está claro que com todo este desempenho, a tecnologia seria capaz de levar energia limpa para os 1,3 bilhão de pessoas atualmente sem eletricidade. “Eu testemunhei em primeira mão como a tecnologia permitiu que as comunidades urbanas pobres da Índia acessassem a eletricidade fora da rede”, diz Scott Watkins da empresa coreana Kyung- In Synthetic.

célula solar 005Imagem via fapesp

Mas como nem tudo é um “mar de rosas”, este tipo de energia ainda demanda alguns “upgrades”, pois precisa de uma impressora industrial cujo custo é extremamente elevado, os painéis impressos podem ser vulneráveis à umidade e ainda podem causar contaminação por chumbo quando quebrados. A companhia Kyung – In Synthetic está testando novos revestimentos para as células em busca de amenizar estes problemas. Enquanto isso nós ficamos aqui na torcida esperançosa de que num futuro próximo possamos viver em um mundo com 100% de energias renováveis.

Printed-solar-cells-1Imagem via popupcity

célula solar 003Imagem via theguardian

Veja também a MÁQUINA QUE TRANSFORMA COCÔ DE CACHORRO EM ENERGIA ELÉTRICA

Se você gostou deste artigo, ajude a divulgar compartilhando com seus amigos. curta nossa fan page no facebook e assine nossa newsletter. Gratidão!

161 Flares Twitter 1 Facebook 160 161 Flares ×
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

admin

Brasileiro, paisagista e amante da natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.