Cobertura Somos Verdes – Casa Cor 2016 em São Paulo

0 Flares 0 Flares ×

Pertencente ao grupo Abril, a CASA COR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2016 chega à sua 30ª edição em São Paulo.

Nesta edição os arquitetos do escritório Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura foram os escolhidos para planejar a Casa Aqua, uma casa totalmente sustentável, na qual foram utilizadas diferentes tecnologias, arquitetura bioclimática, tijolos que podem ser removidos com facilidade, energias limpas, captação de água da chuva, abastecimento elétrico para veículos motorizados e até a famosa bicicleta de plastico reciclado.

Criada em 2005 com foco na execução de projetos e obras sustentáveis, a empresa passou a contar com a nova unidade de negócios: a consultoria em sustentabilidade para o setor da construção. A Inovatech mantém o Instituto Casa AQUA, entidade sem fins lucrativos cujo foco é a disseminação de conhecimento em construção sustentável. A missão da consultoria é beneficiar os clientes com resultados em todas as etapas do negócio da construção, aliando conhecimento técnico e experiência em consultoria para construções certificadas.

Para que a casa fosse construída rapidamente causando o mínimo de impacto possível, foi utilizado o protótipo de construção em módulos da Kronan.

casa-cor-36Imagem via kronan

casa sustentavel 001Imagem via elgin

fotógrafo-André-Pinheiro18baixaImagem via construflama / Foto: André Pinheiro

Outro grande destaque desta edição foi o conceitual jardim criado por Alex Hanazaki que além de ser um dos melhores paisagistas do Brasil e do mundo, em 2014 ganhou o prêmio mais importante de paisagismo da ASLA (American Society of Landscape Archtecture). Logo na entrada deste jardim você se depara com um maravilhoso jardim vertical, no qual Hanazaki utilizou plantas simples e resistentes como filodendros e peperômias, para criar formas orgânicas na grande parede verde.

“Inseri os 12 exemplares de Pau-Brasil no espaço, claro que, preservando também espécies já existentes. Achei importante enaltecer e valorizar a natureza local, fazendo relembrar a árvore símbolo do nosso país”, explica Hanazaki.

Alex-Hanazaki-CasaCor-2016-36Imagem via bangalow

DSC00314Foto: Fernando Pereira – Somos Verdes

DSC00324Foto: Fernando Pereira – Somos Verdes

Uma das mostras que nos deixou bastante intrigados com suas ninfeias foi o jardim Olho D’Água de Alexandre Furcolin. Na fachada muitas palmeiras e até algumas marantas foram utilizadas para recriar um efeito orgânico. Nos fundos do jardim o paisagista criou um espelho d’água inspirado em sua viagem a Lagoa Santa, em Goiás, de onde vieram algumas plantas para compor o ecossistema. O deck em madeira pinus de reflorestamento e o pergolado metálico com teto verde, coberto pela trama de bambus, completam o cenário. 

Veja também: 05 mega jardins em propriedades privadas que são no mínimo memoráveis

DSC00429Foto: Fernando Pereira – Somos Verdes

DSC00441Foto: Fernando Pereira – Somos Verdes

DSC00438Foto: Fernando Pereira – Somos Verdes

 Assista ao vídeo:

Datas e horários da exposição Casa Cor 2016:

17 de Maio a 10 de Julho de 2016
Terça à quinta das 12h às 21h
Sexta, sábado e feriados das 12h às 21h30
Domingo das 12h às 20h

Compartilhe este artigo com seus amigos!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.