Como Construir seu Próprio Carregador Solar Portátil Gastando muito Pouco

0 Flares 0 Flares ×

Se um dia você sonhou em ter um carregador para dispositivos como celular, utilizando apenas energia solar. Agora seu sonho ficou mais perto de se realizar. Possivelmente você não foi atrás de saber quanto custaria pra construir um destes e imaginou que comprar um prono sairia muito caro, não é mesmo? Então aprenda agora como é fácil e barato construir o seu próprio carregador solar portátil.

portable-amp-solar-chargerImagem via bitrebels

Você vai precisar:

1. Conjunto de baterias recarregáveis AA Ni-MH 3.6v 1800mAh
2. Placa solar
3. Diodo 1A 50V
4. Placa conversora DC / USB

Não se preocupe, o esquema é muito fácil de construir, somente algumas soldas e pronto, você tem um carregador solar para o dia a dia.

carregador-solar-portatil-001

Vamos aos detalhes da montagem. Primeiro passo é comprar o micro conversor de DC para USB, encontrei no DX.com por 1 dólar e aqui no Brasil por 10 Reais, eu compraria direto aqui. Opte por esses que já vem como o USB onboard, assim você evita ter que fazer mais soldas que o necessário.

carregador-solar-portatil-002

Ao comprar o conversor, verá que você tem uma limitação de 5V na entrada, isso é, colocar um conjunto de baterias que ultrapasse esse valor, é capaz de explodir queimar tudo. Agora que temos definido o valor máximo de entrada do conversor, vamos as baterias.

O conjunto de baterias é esse simples que muitos aparelhos eletrônicos utilizam, principalmente telefones sem fio. Você pode dar uma melhorada no desempenho da carga aumentando os mAh para 2000 ou 3000. Já existem baterias recarregáveis com mais de 3000 mAh. (O mAh é a abreviatura usada como padrão para o miliampere-hora, uma subunidade de medida usada para identificar a transferência de carga elétrica por meio de uma corrente estável de um ampere ao longo de uma hora.)

carregador-solar-portatil-003

Sabendo todos os números do nosso carregador, vamos colocar a placa solar e fazer algumas soldas. Fique atento a alguns detalhes importantes ao comprar sua placa solar, primeiro é a quantidade de carga que ela vai fornecer para as baterias. Nunca passe de 10% a quantidade de mAh da placa em relação a bateria. No nosso caso, temos uma bateria de 1500mAh, então a placa solar nunca pode ultrapassar os 150mAh.carregador-solar-portatil-004

A quantidade de volts de uma placa é quanto maior melhor, claro, mantendo os limites de mAh que falamos a pouco. Quanto maior a voltagem, menos luz você precisa para carregar seu dispositivo.

Agora que você já tem tudo, é só soldar os positivos nos positivos e os negativos nos negativos. Muita atenção no Diodo que é soldado na placa solar. A tarja preta do diodo tem que apontar para fora, uma vez que ele evita que a energia retorne e queime algo. Se você soldar errado, ele não vai carregar a bateria uma vez que estará bloqueando o fluxo de energia.

carregador-solar-portatil-005

carregador-solar-portatil-006

carregador-solar-portatil-007

carregador-solar-portatil-008

Pronto! Agora você pode pegar a placa solar e pendurar em algum lugar, para carregar seus dispositivos é só plugar o USB. Veja alguns exemplos montados que o pessoal do site Trabalhe Seu Sonho criou. Lembre-se, não é nada complicado e você vai gastar no máximo 30 reais para fazer tudo.

carregador-solar-portatil-009

carregador-solar-portatil-011

Fonte trabalheseusonho

Veja também: Estudante brasileiro desenvolve solução barata que aumenta durabilidade das frutas

Se você gostou deste artigo, passe o conhecimento adiante, compartilhe!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

admin

Brasileiro, paisagista e amante da natureza.

3 comentários em “Como Construir seu Próprio Carregador Solar Portátil Gastando muito Pouco

  1. Queria mais detalhes com o conjunto de baterias, pois são três fios e a placa só tem dois, o conversor recebe quantos fios?

  2. O esquema de ligação ficou confuso, por gentileza, gostaria de vê essa ligação mais clara, pois pretendo fazer essa experiência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.