Conheça a Horta das Corujas de São Paulo, a horta da comunidade

214 Flares 214 Flares ×

Quem diria que em meio a esta megalópole que é São Paulo, onde a maior parte da população vive em um sistema de consumo desenfreado, poderia existir uma horta comunitária na qual qualquer pessoa pode plantar e colher sem ter que pagar nada por isso.

Sim! Este espaço foi autorizado pela prefeitura para acomodar a Horta das Corujas. A proposta da horta é criar um espaço de convívio social e de educação ambiental no qual os voluntários cultivam, aprendem a cultivar e ensinam a cultivar. Aprendem também a usar o espaço público, respeitando as regras locais e os outros usuários.

corujas 019

Um dos privilégios é a água, existe uma nascente no terreno que inclusive já passou por testes e de acordo com a Cetesb, essa água “enquadra-se nos limites bacteriológicos estabelecidos pela Resolução CONAMA n. 357/2005 para águas de classe 1, destinadas a irrigação de hortaliças que são consumidas cruas e de frutas que se desenvolvem rente ao solo e que sejam ingeridas cruas sem remoção de película (menor ou igual a 120 E. coli por 100 ml)”

corujas 015

corujas 016

A horta é bem democrática, mas existem algumas regrinhas de convivência como; cachorros devem ficar do lado de fora pelo fato de ali existir o cultivo de alimentos para consumo humano e não plantar mudas por conta própria, pois alguns canteiros estão reservados para projetos educacionais.
Acredite, durante o tempo que ficamos por lá a horta foi visitada por muitos moradores, alguns afim de cuidar no sentido de regas e manutenções e outros para fiscalizá-la.

corujas 013

A ideia da horta surgiu em 2011 através do grupo Hortelões Urbanos no Facebook que a principio era formado por apenas 50 pessoas e hoje beira a casa dos 42.000 membros. Os Hortelões Urbanos também criaram outras hortas comunitárias em São Paulo. Nos fins de semana, os voluntários fazem mutirões para cuidar das plantações, então aproveite o espaço com responsabilidade pois essa é uma grande iniciativa e para todos!

Existe um mapa que mostra a localização das hortas comunitárias e você pode ver neste link: Mapas coletivos.

Se quiser saber mais entre no site da Horta das Corujas clicando aqui ou entre em contato através do e-mail hortadascorujas@gmail.com

corujas 008

corujas 001

corujas 002

???????????????????????????????

corujas 004

???????????????????????????????

corujas 006

???????????????????????????????

corujas 010

???????????????????????????????

???????????????????????????????

corujas 017

corujas 018

Conheça a ONG que Resgata e Ensina sobre a Importância das Abelhas sem Ferrão

???????????????????????????????

Todas imagens Somos Verdes

Veja também: 

– Manual Ensina passo-a-passo de Como Montar Horta Vertical com Sistema Próprio de Irrigação

– 05 Adubos Orgânicos que vão Facilitar sua Vida no Jardim e Horta

 

Se você gostou deste artigo, compartilhe no Facebook clicando abaixo. Obrigado!

214 Flares Twitter 0 Facebook 214 214 Flares ×
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

admin

Brasileiro, paisagista e amante da natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.