Italiano constrói “edifício vivo” que faz você sentir como se vivesse numa casa da árvore

97 Flares 97 Flares ×

O arquiteto italiano Luciano Pia provou recentemente que arquitetura sustentável é perfeitamente viável em qualquer espaço. Ele realizou um projeto em um conglomerado urbano de apartamentos em Turim, que faria qualquer um pensar que está vivendo numa das famosas “casas na árvore” de filmes e desenhos estadunidenses.

O edifício possui 63 apartamentos de cinco andares e cada um deles se beneficia igualmente dos grandes terraços e árvores que brotam da estrutura. Claro, a localização de cada uma destas árvores foi estudada minuciosamente para atuar como barreira de isolamento sonoro, ajudando a manter o clima tranquilo de dentro do apartamento e livre do ruído dos automóveis. Mas essa não é a única função das plantas: Estima-se que todas as árvores juntas são capazes de absorver até 200.000 litros de dióxido de carbono… por hora! O projeto não é somente uma obra para os que compram um apartamento, mas é sem dúvida um benefício para toda a sociedade local.

1_urban-tree-house-750x400

Quer mais? As 150 árvores criam um microclima dentro do edifício que faz com que as flutuações de temperatura sejam mais suaves, mantendo melhor o calor no inverno e criando um clima mais fresco no verão, diminuindo então despesas com sistemas de calefação e ar condicionado. Além de tudo isso, o edifício conta com um sistema de captação da água da chuva que rega automaticamente todas as plantas, fazendo do “edifício vivo” um modelo de sustentabilidade que junta qualidade ambiental, inovação arquitetônica e eficiência de uso de recursos.

2_urban-tree-house

3_urban-tree-house

4_urban-tree-house

5_urban-tree-house

6_urban-tree-house

7_urban-tree-house

8_urban-tree-house

9_urban-tree-house

10_urban-tree-house

11_urban-tree-house

12_urban-tree-house

13_urban-tree-house

Todas as fotos via The Plaid Zebra

Veja também:

Compartilhe este artigo com seus amigos!

97 Flares Twitter 3 Facebook 94 97 Flares ×
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

André

Humano e amante da natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.