Criado o Primeiro Mapa-Mundi de Águas Subterrâneas!

0 Flares 0 Flares ×

Com a crescente demanda global por água – especialmente tendo em vista as mudanças climáticas – este estudo fornece informações importantes para os gestores de recursos hídricos e desenvolvedores de políticas, bem como para pesquisas de campo, na hidrologia, ciência atmosférica, geoquímica e oceanografia.

A equipe, liderada por Tom Gleeson, da Universidade de Vitória, no Canadá, usou vários conjuntos de dados (incluindo dados de perto de um milhão de bacias hidrográficas) e mais de 40.000 modelos de águas subterrâneas para compor o mapa-múndi das águas subterrâneas.

O mapa ilustra o qual seria a profundidade, se pegássemos toda a água subterrânea moderna e a colocássemos por cima do continente.

Study-is-first-to-map-GeologyPage1Imagem: Karyn Ho

Os cálculos estimam um volume total de cerca de 23 milhões de quilômetros cúbicos de água subterrânea.

Para comparação, se fosse possível retirar essa água e depositá-la sobre a parte seca da Terra, ela poderia produzir um dilúvio que cobriria todos os continentes com uma profundidade de 180 metros – ou poderia elevar os níveis do mar em 52 metros se fosse espalhada sobre o globo inteiro.

Idade das águas

Do total das águas subterrâneas da Terra, apenas cerca de 0,35 milhão de quilômetros cúbicos é mais jovem do que 50 anos de idade.

Essa fração de “água jovem” recarrega-se através das chuvas e dos cursos d’água em uma escala temporal de algumas décadas, representando assim a parte potencialmente renovável das águas subterrâneas. Segundo Gleeson, as águas mais profundas são salgadas demais, isoladas e estagnadas, e deveriam ser vistas como recursos não-renováveis.

Veja também: 

O que são os Rios Voadores e Qual a sua Importância para os Brasileiros

A invenção que está ajudando milhares de famílias a transportarem água na Africa do Sul

O volume da água subterrânea moderna supera todos os outros componentes do ciclo hidrológico ativo e é um recurso renovável. Contudo, como está mais perto das águas de superfície e se move mais rapidamente do que as águas subterrâneas antigas, ela é também mais vulnerável às alterações climáticas e à contaminação por atividades humanas.

Entenda como ocorre a contaminação:

aguas-subterraneas

Bibliografia:

The global volume and distribution of modern groundwater
Tom Gleeson, Kevin M. Befus, Scott Jasechko, Elco Luijendijk, M. Bayani Cardenas
Nature Geoscience
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/ngeo2590

Via  inovaçãotecnologicageologypage

Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

admin

Brasileiro, paisagista e amante da natureza.

15 comentários em “Criado o Primeiro Mapa-Mundi de Águas Subterrâneas!

  1. A aguá é primordial para a vida. Não podemos relaxar achando que temos aguá em abundância. Vigiar sempre!

  2. O modelo de coleta de esgoto, é muito arcaico, é preciso uma AÇÃO EXTREMAMENTE RÁPIDA, E CONSCIENTE para darmos os cuidado necessário, no manejo da nossa fonte de vida a ÁGUA..
    Milhões de litros de água são contaminados a cada minuto, sem necessidade, pois deveria existir duas redes de coleta de esgoto. OS DEJETOS DO VAZO SANITÁRIO , representarem 2% em uma imensidão de agua que se misturam desnecessáriamente, pois todas as outras águas , chamadas de cinzas, assim como água do banho, da maquina de lavar e outras, seriam imensamente mais barato e mais fácil de serem tratadas.
    Obrigar esta separação em todos os novos condomínios,loteamentos e novas residencias, e ainda mais … Tornar obrigatório aconstrução de FOSSA SÉPTICA em todas e qualquer nova obra, e determinar prazo para as existentes também fazerem.
    O governo criar UM MINISTÉRIO para cuidar da água….

  3. Eh realmente as águas subterrâneas tbm podem ser contaminadas facilmente….
    Se não cuidarmos, mataremos o planeta para as próximas gerações!😭

  4. A água é um bem finito e extremamente importante e fundamental para a vida e todas as atividades economicas e sociais. Assim sendo a sua gestão deve ser Participativa, Democrática e Descentralizada. A prioridade absoluta é o abastecimento humano e animal.

  5. E o aquífero Guarani? Não aparece no mapa…….!!!!!! bem como o aquífero no estado do Amazonas….

  6. Explorar o lixo para o lugar certo.Biodigestores,que autossustemtam, não poluem e ainda retornam com um biofertilizante muito rico.
    Ai sim teremos fartas e limpas aguas.Lixo no lixo certo.

  7. Toda matéria que trata do manejo das águas é de suma importância para a humanidade. Água é vida e como tal devemos trata-la com muito zelo. As Nações têm a obrigação de conscientizar a população sobre a importância da água. Precisamos ter em todos os países, em todas as escolas, em todos os cursos, em todas as séries, a disciplina ÁGUA.

  8. Os custos de tratamento de esgotos – tanto humanos quanto industriais – vêm caindo tanto, e as tecnologias se aperfeiçoando, que no Texas e na Califórnia toda a água tratada de efluentes já volta ao sistema de abastecimento, diretamente ou através da recarga de aquíferos e outros reservatórios. Os estudos encomendados à Academia Nacional de Ciências buscam um planejamento para que não seja jogada mais água “doce” na mar através de emissários submarinos (já que lá o tratamento secundário para esse tipo de lançamento é o mínimo). Enquanto isso, o Brasil continua jogando no mar até mesmo a água fresca de muitos minerodutos, utilizados para o transporte de pó de minério.

  9. A população precisa se conscientizar que existe soluções mais simples e acessíveis do que as mega obras de tratamento de esgotos e pressionar o poder publico para que invista nestas soluções, como bem lembrou o colega, é o caso dos biodigestores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.