Essa inovação permite plantar epífitas como orquídeas e samambaias com facilidade!

A empresa italiana Dossofiorito, em suas investigações sobre a relação entre o homem e a natureza, desenvolveu um projeto de vaso para plantas epífitas. Para quem não sabe, as epífitas são aquelas que vivem sobre outras plantas, apenas se apoiando e sem retirar os nutrientes da planta hospedeira. O epifitismo é muito comum nas florestas tropicais, onde a competição por luz e espaço não permitem que plantas herbáceas prosperem sobre o solo, fazendo com que algumas espécies, durante sua evolução, procurassem a parte mais aérea da floresta, “troncos, galhos, etc”.

No Salone Del Mobile 2015, foi apresentado o projeto “Epífitas”, por Rossi Dossofiorito e Gianluca Giabardo. Trata-se de uma coleção de vasos suspensos feitos de cerâmica branca, com alças de aço inoxidável, corda e uma rolha de cortiça. Os vasos oferecem uma alternativa inovadora para o cultivo de plantas epífitas e tornam possível não só a visualização das folhas e flores, mas também as suas raízes. No sistema “Epífitas” as raízes não ficam contidas dentro do vaso e sim na parte exterior, permitindo assim que as pessoas apreciem a beleza da espécie vegetal em sua totalidade.

epifitas 002

A princípio a planta fica amarrada ao vaso e pode levar alguns meses até que as raízes comecem a se fixar na cerâmica. O gargalo e o fundo do recipiente são feitos de vidro para dar mais resistência e impermeabilização. Já a parte do meio, é de cerâmica, pois quando o recipiente estiver cheio de água, as paredes vão absorvê-la por capilaridade e assim oferecer água e umidade para a planta durante vários dias.

epifitas 001

epifitas 004

epifitas 003

epifitas 005

epifitas 006

epifitas 007

Confira algumas ilustrações e sugestões de espécies a serem plantadas.

epifitas 008Ilustração de Atto

epifitas 009Ilustração de Atto

epifitas 010Ilustração de Atto

epifitas 011Ilustração de Atto

epifitas 012Ilustração de Atto

epifitas 013Ilustração de Atto

epifitas 014Ilustração de Atto

epifitas 015Ilustração de Atto

epifitas 016Ilustração de Atto

epifitas 017Ilustração de Atto

epifitas 018Ilustração de Atto

epifitas 019

Todas as imagens via Designboom

Veja também:

Se você gostou deste artigo compartilhe com seu amigos no Facebook, curta nossa Fan Page e inscreva seu e-mail para receber novidades. Gratidão!

Escrito por
Mais de Fernando

Roseiras: Principais Pragas e Formas de Controle Alternativo

Depois da publicação do artigo no qual falamos sobre as principais doenças...
Leia mais