Estonianos constroem megafones de madeira para ouvir sons profundos da floresta

1 Flares 1 Flares ×

Já faz muito tempo que moradores de grandes centros urbanos não sabem quais são os sons originais de uma mata nativa. Acredite, algumas pessoas nunca estiveram diante de uma floresta na vida. Mas para a alegria geral da comunidade ambientalista, ainda há aqueles que dão muito valor para as florestas e toda a energia que por lá transita.

Pensando em captar e amplificar todos os sons provenientes da mata, foi que um grupo de estudantes de arquitetura da Estonian Academy of Arts decidiu criar megafones com bocas de 3 metros de diâmetro e instalá-los no meio da floresta.

megafone 002

Quando os ouvintes estão bem no meio, entre os três amplificadores, acontece um fenômeno chamado de “som Surround” (efeito sonoro que recria um ambiente mais realista de áudio, presente nos sistemas de som de cinemas, teatros, entretenimento em casa, vídeos, jogos de computador, dentre outros), com sons mais profundos da floresta.

Leia mais: Você precisa conhecer o trabalho desse artista, ele cria músicas utilizando elementos da natureza

“Nós colocamos os três megafones numa tal distância e ângulos adequados, que no centro da instalação, a alimentação do som nas três direções deve criar uma mistura de som surround única”, disse Hannes Praks, arquiteto e professor responsável pelo projeto.

Os auto-falantes foram chamados de “ruup“. A instalação foi feita próxima a um parque natural na Estônia, numa área onde se pode descansar dentro dos gigantescos megafones, ouvindo o chacoalhar das folhas e o canto dos pássaros de um jeito, no mínimo, inusitado.

megafone 001

megafone 003

megafone 004

megafone 005

megafone 009

megafone 008

megafone 007

megafone 006

Todas as imagens via artun

Se você gostou desse artigo, compartilhe! 

1 Flares Twitter 1 Facebook 0 1 Flares ×
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

admin

Brasileiro, paisagista e amante da natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.