Florianópolis terá Ponto de Ônibus com Teto Verde e Energia Solar

0 Flares 0 Flares ×

Que tal poder aguardar o ônibus chegar em um local fresco, coberto por um telhado verde, que permite até carregar seu celular? O protótipo deste ponto de ônibus foi implantado em Florianópolis pelo Núcleo de Paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). A estrutura é sustentável e reutiliza a água da chuva para irrigar a vegetação do telhado e produz energia através de placas  fotovoltaicas.

Florianopolis-ponto-002

De acordo com a coordenadora do núcleo, Maria Cecília Guinle, o projeto foi inspirado em vários abrigos de ônibus de grandes cidades como Paris, Boston e Amsterdã e Miami, onde o usuário pode se sentir mais confortável enquanto aguarda o transporte chegar. O ponto de ônibus atenderá aproximadamente 10 linhas diferentes, em sua estrutura haverá um painel com informações da linhas e um espaço reservado para deficientes físicos.

Florianopolis-ponto-003

Na construção, os bancos e o forro da cobertura foram feitos com chapas de madeira plástica, através de material reciclado, produzidas no Presídio Agrícola de Palhoça.  No telhado verde, foram utilizadas especialmente plantas nativas, que não necessitam de tanta água. A água recolhida pelo sistema de captação das chuvas é utilizada para irrigação do telhado, através de uma cisterna. A energia produzida por meio das placas fotovoltaicas é usada para iluminar o ambiente e carregar os celulares dos passageiros.

Florianopolis-ponto-004

O projeto foi financiado por empresas, sem a participação do poder público. O protótipo será implantando em frente ao Palácio da Agronômica, residencial do governador de Santa Catarina. Os membros do projeto pretendem realizar um modelo de contrato de venda para espalhar outros pontos sustentáveis como este pela cidade. Precisamos de mais iniciativas verdes assim !

 

Imagens via clicrbs

Veja também: Guia Ensina a Construir Estufa do Futuro e Cultivar Alimentos em Lugares pouco Prováveis

Ajude a divulgar, compartilhe!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

Um comentário em “Florianópolis terá Ponto de Ônibus com Teto Verde e Energia Solar

  1. Muito bom o conceito, mas é difícil imaginar isto implementado justamente em Florianópolis, onde os pontos de ônibus não tem nem mapa, nem tabela de horários, nem informação fácil de obter na internet (nem se diga em outros idiomas), nem integração com mapas on-line que permitem (como já é comum na Europa ou Estados Unidos) qual é a melhor combinação de transporte público a cada minuto para chegar de A a B.

    Ter respeito ao usuário do transporte público (e assim estimular que mais usem, deixando os carros em casa), isso sim que faria diferença ambiental. Botar matinho no telhado e paineizinho solar, é bonitinho, mas no estágio cavernícola atual do transporte público em Floripa, tá mais para inglês (de carro) ver….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.