França Promulga Lei que Obriga Doação de Alimentos que Seriam Descartados

0 Flares 0 Flares ×

Segundo relatório da FAO de 2013, São 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogadas fora por ano no mundo, o equivalente ao desperdício de 750 bilhões de dólares. Traduzido em recursos naturais, consome cerca de 250 quilômetros cúbicos de água e ocupa cerca de 1,4 bilhão de hectares de terra.

Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado a cada ano, juntamente com toda a energia, mão-de-obra, água e produtos químicos envolvidos em sua produção e descarte. Só no Brasil,  26,3 milhões  de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. Mas se você pensa que não existe desperdício e fome na Europa, está enganado. Na França estima-se que cada francês jogue fora cerca de 20 kg de alimentos todos os anos, sendo 7 quilos destes alimentos embalados.

Mas como frear o desperdício ou ao menos tomar providências para redução?

supermercado-francaFoto © Christopher Thomond/The Guardian

A França tem se mostrado pioneira na tomada de iniciativas sustentáveis, e desta vez, promulgou uma lei que exige a doação de todas as sobras alimentícias de supermercados com mais de 400 m², sejam doadas para instituições de caridade ou utilizadas para alimentar animais.

Veja também: Saiba por que agora a França obriga que novos edifícios tenham jardins nos seus telhados

supermercado-franca-001Foto © Groupe Casino

Aos que não quiserem seguir as novas determinações francesas, a lei prevê aplicação de uma multa de 75 mil euros e 2 anos de prisão. Sabemos que apenas esta lei, não seria suficiente para acabar de vez com o desperdício de alimento. Mas segundo a Fédération du Commerce et de la Distribution (Federação do Comércio e Distribuição), este já é um passo importante. A medida faz parte de um pacote ainda maior de iniciativas contra o desperdício de alimentos, envolvendo também projetos em escolas sobre o aproveitamento dos alimentos.

©Vincent Isore/IP3 press; Paris, France - Supermarket illustration - Vegetables and fruits shelf (MaxPPP TagID: maxnewsworldthree496945.jpg) [Photo via MaxPPP]Foto © Vincent Isore

Via Hypenessbancodealimentos, caritas

Se você gostou deste artigo compartilhe, queremos um mundo melhor!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.