França Promulga Lei que Obriga Doação de Alimentos que Seriam Descartados

Segundo relatório da FAO de 2013, São 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogadas fora por ano no mundo, o equivalente ao desperdício de 750 bilhões de dólares. Traduzido em recursos naturais, consome cerca de 250 quilômetros cúbicos de água e ocupa cerca de 1,4 bilhão de hectares de terra.

Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado a cada ano, juntamente com toda a energia, mão-de-obra, água e produtos químicos envolvidos em sua produção e descarte. Só no Brasil,  26,3 milhões  de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. Mas se você pensa que não existe desperdício e fome na Europa, está enganado. Na França estima-se que cada francês jogue fora cerca de 20 kg de alimentos todos os anos, sendo 7 quilos destes alimentos embalados.

Mas como frear o desperdício ou ao menos tomar providências para redução?

supermercado-francaFoto © Christopher Thomond/The Guardian

A França tem se mostrado pioneira na tomada de iniciativas sustentáveis, e desta vez, promulgou uma lei que exige a doação de todas as sobras alimentícias de supermercados com mais de 400 m², sejam doadas para instituições de caridade ou utilizadas para alimentar animais.

Veja também: Saiba por que agora a França obriga que novos edifícios tenham jardins nos seus telhados

supermercado-franca-001Foto © Groupe Casino

Aos que não quiserem seguir as novas determinações francesas, a lei prevê aplicação de uma multa de 75 mil euros e 2 anos de prisão. Sabemos que apenas esta lei, não seria suficiente para acabar de vez com o desperdício de alimento. Mas segundo a Fédération du Commerce et de la Distribution (Federação do Comércio e Distribuição), este já é um passo importante. A medida faz parte de um pacote ainda maior de iniciativas contra o desperdício de alimentos, envolvendo também projetos em escolas sobre o aproveitamento dos alimentos.

©Vincent Isore/IP3 press; Paris, France - Supermarket illustration - Vegetables and fruits shelf (MaxPPP TagID: maxnewsworldthree496945.jpg) [Photo via MaxPPP]Foto © Vincent Isore

Via Hypenessbancodealimentos, caritas

Se você gostou deste artigo compartilhe, queremos um mundo melhor!

Escrito por
Mais de

Gisele Bündchen revela sua horta no instagram

A modelo Gisele Bündchen é uma amante da natureza e do bem...
Leia mais