Grupo se une para Espalhar Secretamente Enxertos de Árvores Frutíferas pelas Cidades

Mais uma vez voltamos a falar do assunto que causa muita polêmica e discussão em centros urbanos. Flores, folhas e frutos, problema ou solução? Uma grande parcela de moradores dessas cidades acredita que árvores frutíferas são capazes de realinhar a fauna, trazendo de volta os predadores naturais de insetos e roedores por exemplo. Acreditam ainda que essas árvores são capazes de trazer mais harmonia, beleza e frutos em abundância para as grandes cidades.

Por outro lado, existe uma outra parcela que só de pensar em ver folhas e flores caídas nas calçadas ficam enojadas. Este outro lado tem explicações das mais diversas, como por exemplo, sujeira nas calçadas e garagens, flores que atraem insetos, frutas caídas ao chão que por sua vez mancham as calçadas, entupimento de bueiros e etc.

Este dilema existe desde que começaram a passar cimento e asfalto sob todos os lugares, sobrando assim, poucos espaços com terra para que essas flores e folhas possam se decompor e completar seus ciclos naturais de decomposição e adubação.

Recentemente surgiu um grupo de pessoas intitulado de Guerrilla Grafters que está tentando mudar a megalópole de São Francisco nos EUA e com isso infernizando a vida das autoridades responsáveis pelo cuidado com a flora da cidade. O fato interessante é que estes guerrilheiros ao invés de carregarem armas e balas, estão munidos de pequenos galhos de árvores frutíferas como macieiras e laranjeiras, uma legítima guerra biológica. A técnica utilizada por eles é a enxertia e consiste em enxertar esses pequenos galhos nas diversas árvores frutíferas e ornamentais que estão espalhadas pela cidade.

enxertia-450x216Imagem via infoescola

A ideologia do grupo é driblar o sistema e disponibilizar frutos que possam ser colhidos diretamente do pé, sem ter que pagar por isso. “Com o tempo, deliciosas e nutritivas frutas tornam-se disponíveis aos cidadãos por meio desses enxertos. Nós queremos provar que uma cultura de cuidado pode ser cultivada no solo. Nós queremos transformar as ruas da cidade em florestas de frutas, e desfazer a civilização galho por galho.

Veja também: ESTE ESCRITÓRIO “FAZENDA URBANA” VAI TE FAZER PENSAR EM TROCAR DE EMPRESA

Estima-se que a prefeitura de São Francisco plantou mais de 10.000 árvores frutíferas pela cidade, mas estas árvores são estéreis (incapazes de reproduzir) e o Guerrilla Grafters tem se aproveitado disso, pois com o enxerto estas frutíferas voltam a produzir. Por ser um assunto muito polêmico e que pode gerar conflitos, os enxertos são feitos secretamente. Oque você acha dessa atitude? Deixe seu comentário no final do post ou na nossa Fan Page!

A flowering apple tree in Oakland, Calif. with two successful grafts from an apple tree which bears fruit.

Guerrilla Grafter Tara Hui

guerilla-grafter 003

guerilla-grafter 004

guerilla-grafter 005

guerilla-grafter 006

guerilla-grafter 007

guerilla-grafter 008

guerilla-grafter 009

guerilla-grafter 010

Imagens via Hypeness © Guerilla Grafters

Veja também: Projeto une Paisagismo, Educação e Alimentação Saudável em uma Floresta

Se você gostou deste artigo, ajude a divulgar compartilhando com seus amigos e familiares!

Escrito por
Mais de Fernando

Roseiras: Principais Pragas e Formas de Controle Alternativo

Depois da publicação do artigo no qual falamos sobre as principais doenças...
Leia mais

13 Comments

  • Qual a função de uma árvore frutífera que não dá frutos para atrair e alimentar a fauna? Corretíssimo, faria o mesmo!

  • Eu Faria o msm.Árvores que não dão frutos não. Tem que dar fruto si.Aqui na cidade onde moro é uma delícia vc passa na rua e come pitanga, ameixa, goiaba……

  • Sou completamente a favor. Na minha cidade o prefeito mencionou que não planta árvores frutíferas porque podem ocasionar queda nas pessoas e ter problemas com isso, Piada né? Eu acredito que deva haver alguma coisa em relação ao comércio, que por sua vez deve estar fazendo pressão, porque se tivermos muitas árvores eles vão deixar de ganhar. Tem lógica né? Parabéns.

  • Isso chama-se humanização da cidade e contribui para alimentar os bichos já que o desmatamento está tirando a comida deles.Já vi na praia garças gavião e na minha casa um mico Leão Dourado já apareceu.

  • Parabéns pela iniciativa!
    Vamos copiar, isso é amor a vida, coragem e determinação. 👏👏

  • Sou a favor,temos que reflorestar nossas cidades e ter a consciência que a natureza é de todos nós e não sobrevivemos sem ela,a se todos se unissem por esta belíssima causa,o mundo seria bem melhor.

  • Isso se chama consciências ambiental, social, etc. Super aprovado e digno de cópia.

  • Q idéia maravilhosa ! Se isso fosse feito em todas as cidades o mundo seria outro!

Comments are closed.