Conheça a Horta Urbana mais alta do mundo

Viver uma vida mais sustentável em meio a correria e o caos do meio urbano, até pouco tempo atrás parecia algo impossível. Mas hoje em dia, com a horta urbana se expandindo cada vez mais entre os lares brasileiros, a possibilidade de cultivar produtos orgânicos e saudáveis tornou-se mais forte e real.

Basta fazer uma breve pesquisa na internet, para entender o quanto a criação de hortas urbanas tomou de conta da vida e do dia a dia das pessoas que buscam por meios de viver uma vida melhor sem agredir o meio ambiente.

Isso tudo é possível graças ao incentivo dado para a criação desses espaços de cultivo entre casas e apartamentos do universo urbano. Agora, se você acha que este é um privilégio apenas do Brasil se engana!

Bairro do Brooklyn conta com a horta urbana mais alta do mundo

imagem © anastasia cole plakias, brooklyn grange rooftop farm via designboom 

Como mencionamos anteriormente, a criação de hortas urbanas é algo que se estende a lugares dentro e fora do Brasil.

Prova disso, é o que acontece com a horta urbana criada pela Bromley Caldari Architects no bairro do Brooklyn, em Nova York nos EUA.

Esta horta poderia até ser mais uma dentre tantas que surgem diariamente nos canteiros e espaços entre casas. Ou mesmo nas laterais e interiores de apartamentos.

Mas a verdade é que o fato dela ter sido criada em cima de um armazém. Com nada menos que 6 andares, fez com que essa horta chamasse bastante atenção.

Ela ocupa cerca de 40 mil metros quadrados. E atualmente é administrada pela equipe da Brooklyn Grange Farm.

Horta urbana: mais sustentabilidade para um futuro melhor

imagem © anastasia cole plakias, brooklyn grange rooftop farm via designboom

A horta urbana mais alta do mundo foi projetada pelo atual presidente da Bromley Caldari Architects, o engenheiro industrial Bem Flanner, que juntamente com uma equipe de ativistas, agricultores e voluntários, reuniram todos os seus esforços para colocar essa ideia em prática e assim tornar o dia a dia da população local mais sustentável e melhor.

Da horta urbana mais alta do mundo já saiu diversos tipos de alimentos. Desde alface, tomate, até feijão, rúcula, pimenta, dentre vários outros. E todos eles são produzidos sem o uso de qualquer tipo de agrotóxico.

Esta é uma iniciativa que deveria ser adotada por muitos outros lugares, afinal de contas, para montar uma horta urbana, não é preciso realizar um alto investimento. Bastar ter força de vontade e dedicação contínua para tirar a ideia do papel e coloca-la em prática na sua rua ou cidade.

Horta urbana em grandes centros

Mesmo em grandes centros urbanos, é possível criar hortas urbanas. Para isso, é preciso apenas contar com um espaço fértil. E que ofereça as condições necessárias para que o alimento cresça e se desenvolva de maneira saudável.

Assim como no Brooklyn, mais cidades deveriam adotar essa iniciativa. Uma vez que os benefícios de contar com uma vida mais sustentável são incontáveis. Tanto para as pessoas, quanto para o meio em que elas vivem.

Por isso, faça a sua parte e comece criando a sua própria horta urbana. Peça a ajuda de vizinhos. E outros voluntários que possam dar vida a essa iniciativa que faz tanto bem para o meio ambiente.

Para comprovar o quanto essa ideia pode dar certo. Não deixe de conferir o vídeo abaixo. Ele mostra os detalhes sobre a criação da horta urbana mais alta do mundo na cidade do Brooklyn, onde as pessoas estão firmes na ideia de transformar a cidade em um espaço mais sustentável e melhor para se viver:

Veja também: Conheça A Horta Das Corujas De São Paulo, A Horta Da Comunidade

 

Imagens via Bromley Caldari Architects

Compartilhe este artigo com amigos!

More from Redação Somos Verdes

Dezenas de variedades de desenhos com arroz formam imagens coloridas no Japão

Se tem um lugar que é bastante conhecido por ser um dos...
Read More