Inovador sistema eletrênico que estimula reprodução das plantas!

Isso mesmo! Uma equipe da PSX Consultancy resolveu desenvolver um produto que satisfizesse as necessidades reprodutoras dos vegetais. O projeto foi apresentado sob o tema da “concepção da vida” na Bienal de design de Liubliana- BIO 50-em 2014.

“Tentando entender como usar o design para manifestar a tensão entre a cultura e a natureza, resolvemos usar um tema cativante (o sexo) para estimular o público a refletir sobre as necessidades das plantas”, diz a eslovena ŠpelaPetrič (designer e Ph.D. em biomedicina). O resultado foi uma série de aparelhos eletrônicos que vão desde preservativos até estimulantes sexuais.

Por exemplo, no caso do ciclame (Cyclamen persicum) , que depende de uma espécie de abelhas já extinta, os designers criaram um vibrador com um pequeno sensor que simula o zumbido da abelha. Quando um inseto de outra espécie pousa na flor, é captado pelo sensor, e o vibrador entra em ação. A flor “enganada” produz o pólen como se nada tivesse acontecido, e o inseto pode transportá-lo no lugar da abelha extinta.

Outro exemplo é um par de objetos projetados especificamente para a planta carnívora (Sarracenia purpurea). O primeiro fica nas folhas da planta e produz uma fonte alternativa de alimento. O segundo, em formato de flor, fica acima da planta com um saco de néctar. O principal objetivo é evitar que abelhas caiam dentro do saco digestor da planta.

Para o cravo (Dianthus caryophyllus), que sofre com doenças sexualmente transmissíveis por insetos polinizadores, a solução encontrada foi uma espécie de camisinha que bloqueia o contato dos polinizadores com as pétalas das flores.

Os aparelhos apresentados são apenas protótipos, mas seus desenvolvedores não descartam a possibilidade de produzi-los comercialmente.

psx 001

Sarracenia

psx 002

Ciclame

 

psx 013

psx 004

psx 005

Cravo

psx 006

psx 007

Outros aparelhos e espécies

psx 008

 

psx 009

psx 010

psx 011

psx 012

 

Todas as fotos PSX Consultancy

Veja também:

Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos clicando nos botões abaixo.

Escrito por
Mais de Fernando