Jardins Verticais – Depois de Ler este Artigo Você vai Querer ter Um em Casa

Patrick-blank-001Os jardins verticais atualmente são uma febre no Brasil e principalmente em cidades grandes onde os espaços tornam-se cada vez mais limitados. Quando alguém pensa em criar um jardim é quase inevitável pensar na verticalidade. Mas essa história começou com o francês Patrick Blanc, especialista em plantas da floresta subtropical.

Observando a natureza com um olhar apurado, notou que diversas plantas viviam em encostas, penhascos e rochas, e foi assim que ele teve a brilhante ideia de reproduzir o que havia observado.

Hoje Patrick Blanc é conhecido mundialmente por seus paisagismos verticais e livros sobre plantas. Veja algumas de suas obras: 

Patrick-blank-002Patrick Blanc 2001

Patrick-blank-003Patrick Blanc 2007


gica-mesiara-003Passado algum tempo os jardins verticais conquistaram o Brasil principalmente pela paisagista Gica Mesiara e a criação do “Quadro Vivo” que, basicamente, é um quadro móvel e prático, podendo ser instalado tanto em ambientes internos quanto externos. As regas são controladas por um micro-computador instalado na lateral das peças enquanto a água fica acumulada em uma gaveta. Essa primeira criação teve tanto sucesso que Gica Mesiara também desenvolveu o “Painel Vivo”, no qual vários módulos são encaixados uns aos outros e podem ser utilizados em paredes maiores.

“Resolvi transformar as paredes em jardins. Pensei em fazer isto de um jeito prático, estético, moderno e de maneira que as plantas fossem valorizadas e exibidas”, diz Gica em entrevista ao Paisagismo Digital.

gica-mesiara-001Quadro vivo – Gica Mesiara

gica-mesiara-002

Painel Vivo – Gica Mesiara

Os jardins verticais se popularizaram tanto que não demorou muito para começarem aparecer as primeiras ideias de hortas verticais, já que no lugar de um canteiro pode-se usar uma parede ou qualquer outro tipo de estrutura vertical. Deste ponto em diante, as hortas verticais subdividem-se em ornamentais e sustentáveis.

horta-vertical-003Horta vertical ornamental – imagem via minihortastrevos

horta-vertical-001Horta vertical Sustentável – imagem via auxiliadorapredial

horta-vertical-002Horta vertical sustentável – imagem via dporganizaar

A tendência do momento para decoração de interiores é a utilização de musgos e líquens, pois alguns acreditam  que eles são capazes de suavizar os ambientes, trazendo paz e tranquilidade. Mas este pensamento não é de hoje, há mil anos, os monges zen-budistas do Japão já cultivavam em pedras e paredes, criando a sensação de expansividade, libertação da confusão e distração diária. Para eles o musgo era um elemento essencial: um símbolo de harmonia, idade e tradição que facilitava a meditação.

parede-musgo-002Jardim vertical com musgos – imagem via inhabitat

parede-musgo-001Jardim vertical com musgos – imagem via inhabitat

A moda dos jardins verticais se expandiu tanto que acabou em mega projetos como o escolhido para enfeitar os prédios do Minhocão em São Paulo. Mas infelizmente este projeto vai contra os princípios de preservação do meio ambiente, pois dentre outros fatores falhos, uma das proposta é fazer compensação ambiental: deixam de plantar árvores para construir estes mega jardins verticais. O pequeno detalhe é que jardins verticais precisam de muita manutenção e as empresas estão sendo obrigadas a cuidar destes jardins por apenas seis meses. As dúvidas que surgem: Quem vai cuidar dos jardins depois do tempo obrigatório? Levando em consideração as distintas funções na natureza, as árvores deveriam ser substituídas por plantas de pequeno porte?

Veja também: Inspire-se com o incrível paisagismo de Jencks

jardim-vertical-minhocaoJardim vertical no Minhocão -imagem via estadão

Bom este é um assunto complexo que talvez possamos abordar em um outro artigo. O importante mesmo é que agora você sabe mais sobre jardins verticais. Já está pensou onde vai montar o seu?

Via verticalgardenpatrickblancquadrovivo e inhabitat

Se você gostou deste artigo ajude a divulgar compartilhando com seus amigos e não deixe de curtir nossa fan page no Faceebook.

Escrito por
Mais de Fernando

Roseiras: Principais Pragas e Formas de Controle Alternativo

Depois da publicação do artigo no qual falamos sobre as principais doenças...
Leia mais

2 Comments

  • Numa casa, como usar o jardim vertical sem afetar a parte interna, ele proteje contra, chuvas e como é feito.

Comments are closed.