Maior usina de energia solar do mundo já está conectada à rede elétrica

A maior usina de energia solar flutuante do mundo foi recentemente conectada à rede elétrica em Huainan, na China. A instalação de 40 megawatts foi feita por uma grande empresa de energias chinesa, a Sungrow Power Supply.

Segundo wricidades.org, a China é o primeiro colocado no ranking de países que mais emitem poluentes do mundo. O tamanho e o rápido crescimento econômico tornam a China uma importante potência econômica. Mas o desempenho que o país teve até aqui traz desafios enormes, especialmente pelo crescimento populacional. Ela é casa para 20% da população, com 1,3 bilhão de habitantes, e é também o país mais emissor do mundo. Suas emissões, como mostra o infográfico do WRI, vêm principalmente do setor de energia, assim como na maioria dos países da lista. A China emite 8649.8 Mt CO₂ e em energia, equivalente a 20% das emissões globais desse setor. O compromisso do país asiático é começar a declinar a curva de emissões a partir de 2030.

Além de grande emissora de CO₂ a China também é o país que mais gera energia solar. Tem capacidade instalada para gerar 77 gigawatts e pretende instalar mais 110 gigawatts até 2020.

O fato curioso é que a cidade de Huainan sempre foi muito conhecida por suas reservas de carvão, porém esta área de mineração foi permanentemente inundada pelas chuvas, tornando a área inativa para extração. Então a usina de energia solar foi construída sob esta área.

“Estes aparelhos flutuantes liberam terras em áreas mais populosas e também reduzem a evaporação da água”; Enquanto o “ar mais frio na superfície também ajuda a minimizar o risco de atrofia do desempenho das células solares, o que geralmente está relacionado à exposição prolongada a temperaturas mais quentes”, diz a Digital Trends.

O mundo está mudando, porém infelizmente as mudanças ainda não estão no ritmo esperado para que o aquecimento global seja freado. 

Fontes: Sungrow, Inhabitatwricidades.orgDigital Trends.

Veja também:

Compartilhe este artigo nas redes sociais!

Written By
More from Somos Verdes

05 mega jardins em propriedades privadas que são no mínimo memoráveis

Quem nunca sonhou em ter um jardim particular, provavelmente um dia vai...
Read More

Deixe uma resposta