Nova lei permite que qualquer pessoa aproprie-se de um espaço para plantar em Paris

Frequentemente apontada como uma das cidades mais bonitas do mundo, Paris surpreende a todos, não somente por ser uma cidade de encher os olhos, mas por estar sempre à frente quando se trata de sustentabilidade e meio ambiente. A inovação do momento por lá é aprovação de uma lei que permite e incentiva todos parisienses a terem suas próprias hortas urbanas.

Mas existem algumas regras que devem ser respeitadas:

  • As hortas devem ser regulamentadas através de licenças de 3 anos para plantar hortaliças, frutíferas e até mesmo flores. Passado este período, as licenças podem ser renovadas.
  • Todas as horta devem ser cultivadas de modo sustentável e abolir de vez a utilização de venenos e pesticidas.
  • Após a autorização o cidadão assina uma ” Carta de Vegetação” se comprometendo a usar plantas locais que promovam a biodiversidade de Paris
  • Todos os licenciados receberão um kit de plantio, incluindo solo e sementes fornecido pela prefeitura, como incentivo.

Esta iniciativa faz parte do plano do prefeito Anne Hidalgo para adicionar 100 hectares de espaço verde na cidade até 2020. Já pensou se este tipo de projeto fosse viável no Brasil?

paris-mais-verde-1Foto: Jean-Pierre Viguié

paris-mais-verde-2Foto: Christophe Noël

La rue verteFoto: Christophe Noël

Fonte: paris.fr

Veja também:

Compartilhe este artigo com os amigos!

5 Comments

  • Achei sensacional! Essa Lei vem bem de encontro com o que temos feito aqui no nosso loteamento por iniciativa própria. Fiquei feluz.

  • Aqui no Estado de Sergipe as pessoas se apropriam dos espaços públicos para descartar lixos, amarrar animais, entulhos de construções etc. Sabemos que existe uma Lei, mas não é colocada em pratica.

  • Quando e onde acontecerá neste nosso Brasil?? Parabéns aos franceses!

  • Por que esperar sempre o fundo do poço para abraçar a Vida em todas as instâncias ? O Bem está atrasado .
    Bem Aventurados todos que compreenderam . E agem !

  • Nós já tentamos,mas por incrível que pareça as pessoas arrancam as mudas e levam .Há necessidade de uma educação melhor,visando o meio ambiente. No nosso quintal plantamos tudo o que dá. Dependendo do tipo de terreno fazemos o plantio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.