O singular jardim de Julien de Cerval, onde podas e formas são quesitos obrigatórios

A palavra topiaria, vem do latim topiarius e significa “a arte de adornar os jardins”. A topiaria é uma técnica avançada de jardinagem que tem por objetivo dar formas esculturais às plantas, de acordo o desejo do jardineiro. É uma arte antiga, sua origem remonta a 500 A.C, onde foi explorada nos jardins suspensos da Babilônia, com os primeiros jardins intensamente trabalhados pelo homem.

A planta Buxus sempervirens, também conhecida como buxinho, tem sido cultivada em jardins, devido à sua propensão para ser podada em praticamente qualquer forma. Plínio, o Jovem (61 -c . 112 dC), por exemplo, descreveu a área ao redor de sua vila na Toscana como sendo “aterrado com uma cobertura de caixa” e ” adornado com a representação de mergulhadores animais na caixa.” Em inúmeros jardins clássicos buxinho é indispensável,   mas certamente ninguém na história da horticultura já usou-o obsessivamente como Julien de Lavergne de Cerval em seus jardins de Marqueyssac, perto de Sarlat, França.

topiary-1

Para as últimas edições de da revista PIN-UP, fotógrafo Philippe Jarrigeon visitou o Château de Marqueyssac na França para fotografar os incríveis jardins de topiaria encontrados lá. A área foi desenvolvida no final do século 17 por Bertrand Vernet de Marqueyssac, mas só começou a tomar forma na década de 1860 quando o proprietário Julien de Cerval plantou milhares de buxinhos que foram esculpidos em formas fantásticas. Hoje os jardins tem mais de 150.000 arbustos cortados em formas geométricas pouco comuns e podem ser explorados pelo público através de 5 quilômetros de caminhos transitáveis. Você pode ver mais fotos por em PIN-UP.

topiary-2

topiary-3

topiary-4

topiary-5

topiary-6

topiary-7

topiary-8

Fontes:  PIN-UP, Jardineiro.net.

Veja também: 

Inspire-se com o incrível paisagismo de Jencks

Você já conhece a Feira de flores do CEAGESP?

Compartilhe este argo com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.