O singular jardim de Julien de Cerval, onde podas e formas são quesitos obrigatórios

A palavra topiaria, vem do latim topiarius e significa “a arte de adornar os jardins”. A topiaria é uma técnica avançada de jardinagem que tem por objetivo dar formas esculturais às plantas, de acordo o desejo do jardineiro. É uma arte antiga, sua origem remonta a 500 A.C, onde foi explorada nos jardins suspensos da Babilônia, com os primeiros jardins intensamente trabalhados pelo homem.

A planta Buxus sempervirens, também conhecida como buxinho, tem sido cultivada em jardins, devido à sua propensão para ser podada em praticamente qualquer forma. Plínio, o Jovem (61 -c . 112 dC), por exemplo, descreveu a área ao redor de sua vila na Toscana como sendo “aterrado com uma cobertura de caixa” e ” adornado com a representação de mergulhadores animais na caixa.” Em inúmeros jardins clássicos buxinho é indispensável,   mas certamente ninguém na história da horticultura já usou-o obsessivamente como Julien de Lavergne de Cerval em seus jardins de Marqueyssac, perto de Sarlat, França.

topiary-1

Para as últimas edições de da revista PIN-UP, fotógrafo Philippe Jarrigeon visitou o Château de Marqueyssac na França para fotografar os incríveis jardins de topiaria encontrados lá. A área foi desenvolvida no final do século 17 por Bertrand Vernet de Marqueyssac, mas só começou a tomar forma na década de 1860 quando o proprietário Julien de Cerval plantou milhares de buxinhos que foram esculpidos em formas fantásticas. Hoje os jardins tem mais de 150.000 arbustos cortados em formas geométricas pouco comuns e podem ser explorados pelo público através de 5 quilômetros de caminhos transitáveis. Você pode ver mais fotos por em PIN-UP.

topiary-2

topiary-3

topiary-4

topiary-5

topiary-6

topiary-7

topiary-8

Fontes:  PIN-UP, Jardineiro.net.

Veja também: 

Inspire-se com o incrível paisagismo de Jencks

Você já conhece a Feira de flores do CEAGESP?

Compartilhe este argo com seus amigos!

Escrito por
Mais de

Santa Catarina Aposenta Os Lixões Conforme Política Nacional De Resíduos Sólidos

Que os lixões são nocivos a nossa saúde não é nenhuma novidade....
Leia mais