Planta Khat, saiba mais sobre a “folha de coca do Iêmen”

0 Flares 0 Flares ×

O Iêmen é considerado o país mais pobre do Oriente Médio, onde metade da população vive abaixo da linha da pobreza. Sana’a, capital do Iêmen, é possuidora de aproximadamente 1,9 milhões de habitantes sobrevivendo em extrema dificuldade, e o maior motivo é a escassez de água.

O interessante é que por lá, mesmo com toda a pobreza, pode-se observar com facilidade, pessoas eufóricas e muito animadas pelas ruas, e isto se deve ao consumo uma planta conhecida como Khat.

ye 010

ye 002

Planta nativa da África Oriental e Península Arábica, com nome científico Catha edulis, a Khat é usada há séculos por suas propriedades estimulantes que se assemelham muito com as das anfetaminas, e contém substâncias químicas que podem melhorar a fertilidade masculina, revelou um estudo apresentado pela Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia.

Se pudéssemos fazer uma comparação grosseira, diria que a Khat está para os iemenitas, como o café para os brasileiros ou as folhas de coca para os bolivianos. É um estimulante suave frequentemente servido em ocasiões sociais. A planta é mastigada e resulta em inibir o apetite, deixar seus usuários confiantes e bastante enérgicos. Levando em consideração a proibição do álcool pelo Alcorão, a Khat também é muito utilizado nos happy hours iemenitas.

ye 003

ye 005

ye 006

O fato é que em 1980 a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a khat como uma droga, que pode produzir dependência psicológica, que varia de leve a moderada. A planta vem sendo, recentemente, alvo de organizações antinarcóticos como a Drug Enforcement Administration (DEA) dos EUA. E já é uma substância controlada ou ilegal na maioria dos países.

Em 2014 o Reino Unido (dos últimos países ocidentais que ainda permitiam o uso da planta) proibiu-a, alegando que a planta produzida na África, seria uma possível fonte de financiamento de grupos terroristas no Quênia e na Somália.

ye 004

ye 007

Atualmente o Iêmen perde mais pessoas por ano em conflitos relacionados com água do que com a sua instabilidade econômica, e muitos alegam que essas disputas são otimizadas pelo consumo excessivo da droga, já que ela é um poderoso estimulante e teria a capacidade de deixar as pessoas mais vorazes.

Está claro que o povo iemenita continuará utilizando a planta, afinal de contas, a tradição é incontestável para eles, mas infelizmente, por essas e outras, a Khat é mais uma planta com potenciais curativos (ainda pouco estudados), que está se tornando alvo de um preconceito mundial em detrimento de conflitos sociais.

ye 008

Via: release.org.uk,  who.int,  foreignaffairs.com,  erowid.org,  tmcnet.com,  cias.com,  twimg.com,  format-assets.com,  wikimedia.org,  turner.com,  scielosp.org,  dailymail.co.uk,  jennifermidberry.com,  wordpress.com,  blogspot.com

Veja também:

Compartilhe este artigo com os amigos!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

admin

Brasileiro, paisagista e amante da natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.