Projeto Éden, a maior estufa tropical do mundo! Simplesmente Apaixonante

Diferente do que muitos pensam, o Projeto Éden não é apenas uma estufa, e sim um complexo constituído por palcos, restaurantes, jardins e duas gigantescas estufas compostas por domos que chegam até 100 metros de altura.

Uma dessas estufas abriga nada menos que a maior floresta tropical em ambiente controlado do mundo. As espécies vegetais que constituem este bioma são trazidas de diversas partes do mundo, onde ainda há florestas tropicais. A segunda estufa é responsável por abrigar incontáveis espécies vegetais de clima mediterrâneo. Pelo fato de serem tão grandes, as estufas também possuem alguns animais, que foram introduzidos ou simplesmente entraram voando.

Panoramic view of the geodesic dome structures of Eden Projecteden-project-map_0

Por incrível que pareça, o Projeto Éden está localizado em Cornwall, Inglaterra, onde o clima é bastante frio e espécies tropicais não poderiam sobreviver sem ajuda do clima controlado dentro das estufas. Este projeto levou dois anos e meio para ser construído e foi aberto ao público em 17 de março de 2001.

Eden project contruction

O Éden não é estritamente um jardim botânico, ele tem como objetivo demonstrar a importância das plantas para o mundo e promover a cultura da sustentabilidade vegetal, criando um elo mais forte entre plantas e seres humanos. São realizados programas de pesquisa, educação e conservação, através da arte ou da ciência. O local tornou-se uma atração tão cobiçada que desde sua inauguração, já ultrapassou a casa de 11 milhões de visitantes.

O grande idealizador deste projeto foi Tim Smit, que contou com várias equipes de engenharia, arquitetura e paisagismo. Entre eles podemos destacar alguns nomes como o arquiteto Nicholas Grimshaw, a empresa de engenharia Anthony Hunt Associates (agora parte da Sinclair Knight Merz), Davis Langdon, responsável pela gestão do projeto, Sir Robert McAlpine e Alfred McAlpine, realizadores da construção, MERO que projetou e construiu os biomas, e por fim, a empresa Land Use Consultores que desenvolveu o projeto paisagístico.

eden-full-site-blue-sky-wide

Eden-Project-001

Eden-Project-005

Eden-Project-008

Eden-Project-010

Eden-Project-007

Com mais de 850 mil visitantes por ano e cerca de dois milhões de plantas para cuidar, é necessário um estreito controle sobre a quantidade de água utilizada. Para isso, são utilizadas torneiras que desligam automaticamente, redutores de vazão, captação de água da chuva e um sistema de drenagem que permite reutilizar a água que seria desperdiçada.

E você acha que é só isso? Negativo! O Projeto Éden realiza atividades e apresentações de arte, teatro e música, com temas sobre sustentabilidade, meio ambiente e conexão do ser humano com as plantas.

Eden-Project-009

eden-biomes-core-night-light

Eden-Project-003

Body-Painting-at-the-Eden-Project-2-Sean-GeeImagem via Businesscornwall

eden fruitsImagem via Fruitnet

Eden-Project-006

A missão do Projeto Éden é: “Promover a compreensão e gestão responsável da relação vital entre plantas e povos e dos recursos voltados para um futuro sustentável para todos“. Em outras palavras, o projeto foi planejado para ser uma demonstração de botânica e etnobotânica econômica. Ele difere de um jardim botânico tradicional uma vez que sua finalidade principal é atrair uma ampla fatia do público e fazê-la se interessar pelas plantas. Pretende demonstrar a dependência humana em relação às plantas e promover a conservação e a vida sustentável para um público mais amplo possível. A fim de fazer isso bem era igualmente necessário empregar um número razoável de cientistas e envolvê-los em projetos de pesquisa e de conservação que pudessem ser interpretados pelo público.

Se você busca um jardim botânico tradicional, é melhor procurar outro lugar, pois no Éden você encontrará um teatro vivo e vibrante, com estátuas, luzes, paisagismo, arquitetura, inovações e muita botânica. Para saber mais sobre o projeto, eventos e shows acesse www.edenproject.com.

Eden-Project-004

Eden project

Eden-Project-011

Eden-Project-012

O Somos Verdes selecionou 3 videos pra você entender melhor a dimensão do Projeto Éden.

Neste vídeo você terá uma visão geral do projeto:

Neste vídeo você vai entender melhor como são as estufas por dentro:

E se você achou que ainda não é suficiente, que tal fazer uma tirolesa passando por cima do Projeto Éden?

Imagens via Raredelights e Edenprojectgrimshaw

Veja também: 

Compartilhe este artigo com seus amigos!

Escrito por

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.