Repelente caseiro eficaz contra mosquito transmissor da Dengue e formas de combate

Como sabemos, o mosquito transmissor da Dengue habita há muito tempo as terras brasileiras, mas nem sempre ele esteve aqui. O Aedes aegypti, como o próprio nome anuncia, veio do norte da África diretamente para o Brasil através dos navios negreiros na época da colonização.

norte-da-africaImagem via Infoescola

Mas naquela época não era a Dengue que assustava e sim a Febre Amarela, que por sua vez também apresenta sintomas devastadores no corpo do homem. Vários navios negreiros eram literalmente abandonados para morrer, quando sua tripulação ficava contaminada com o vírus.

Ao chegar nas Américas, o Aedes aegypti se espalhou por todo o território e depois da Segunda Gurra Mundial, disseminou o vírus da Dengue por diversas áreas do mundo, tornando-o endêmico em mais de 110 países diferentes, principalmente em regiões tropicais como Oceania, África Oriental e das Américas. 

Hoje o Brasil tem sofrido com mais um surto dessa doença que é muito dolorosa e pode levar à morte. Aqui vão algumas dicas de como fazer a prevenção e como produzir um repelente caseiro para proteger sua família das picadas que transmitem a Dengue. Compartilhe essas informações com seus amigos!

combate a dengueImagem via Dengue.org

Observações:

  • Lembre-se que quando aplicar o repelente, deve-se evitar radiação solar direta por causa do óleo utilizado no preparo.
  • Aplicação deve ser feita com frequência, pois a duração do efeito repelente pode variar dependendo das condições e clima.
  • Esta é “minha receita caseira” e não foi submetida a pesquisas científicas, então tenha cautela, cada pessoa pode reagir de uma forma.

Assista ao vídeo para aprender a fazer o repelente caseiro!

Veja também:

Compartilhe com seus amigos no Facebook e curta nossa Fan Page. Gratidão!

Escrito por
Mais de Fernando

2 Comments

  • Olá baixinho rs…, assim que eu te chamava, qdo vc e sua irmã, estavam no Máximo, não sei se vc se lembra, vcs iam muito em minha casa e vice versa rs…
    Parabéns pelas informações, a citronela que vc menciona, se parece com capim santo ou erva cidreira, seria o mesmo?
    Obrigada! Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.