Retorna Machine! A Máquina que Transforma seu Lixo em Passagens e Descontos

0 Flares 0 Flares ×

Com o aumento do consumismo, nossas cidades produzem cada vez mais lixo. Em São Paulo, 12,5 mil toneladas de lixo são produzidas todos os dias, apenas 3% do material é reaproveitado. Todo o restante vai para aterros sanitários e lixões, prejudicando nosso meio ambiente. Para diminuir os impactos e reciclar materiais, foi criado o projeto “Retorna Machine” e implementado em São Paulo. Funciona assim: o usuário deposita nas máquinas garrafas ou latas e ganha descontos e créditos. Os resíduos são levados para cooperativas e empresa do setor para reciclagem.

retorna-machine-004

retorna-machine-003

O usuário deverá realizar um cadastro, no site da Triciclo – empresa brasileira responsável pelo projeto – ou através do Aplicativo Retorna Machine, depois é só colocar o material na máquina. Ao descartar os produtos, pontos são acumulados para serem convertidos em vários benefícios ou doações para instituições.retorna-machine-002
O usuário pode trocar seus pontos por descontos na conta de luz, créditos no Bilhete Único e descontos em livros e produtos na Saraiva. Cada garrafa PET de 600 ml ou latinha vale 10 pontos e com 100 “pontos triciclo” você tem R$ 0,35 para trocar por Bilhete Único e R$, 0,27 na conta de luz. Nas lojas da Saraiva, os “pontos triciclos” são trocados por pontos Saraiva Plus.
Além disso, o aparelho tira fotos e grava vídeos para serem postados nas redes sociais. Até o final do ano, mais de 18 máquinas serão implantadas em São Paulo, estações de metrô, terminais de ônibus, aeroportos e shoppings centers são locais onde você poderá encontrar esse novo equipamento. Precisamos de mais iniciativas como esta, corre lá e faça seu cadastro! Para cadastrar-se clique aqui!

retorna-machine-005

Via divulgação triciclo e retornamachine

Veja também: Primeira folha biológica criada em laboratório capaz de gerar oxigênio

Se você gostou deste artigo, compartilhe

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
CompartilharTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.