Saiba como criar um jardim usando apenas flores silvestres!

A maioria de nós que ama jardins, em algum momento da vida, sonhou com o charme e capricho de um jardim com flores silvestres. Admita… Você também tem vontade de ter um jardim que se aproxime ao máximo da mãe natureza e ainda conte com a virtude de não ter necessidades de manutenção alguma.

Se você queria apenas espalhar sementes ao redor de uma cerca nos fundos da casa, ou plantar um pasto inteiro, aqui vão algumas dicas sobre como criar um jardim com flores silvestres.

flores silvestres 001Imagem via rinso

Prós:

Estes jardins traduzem toda a beleza da natureza e tudo acontecendo dentro do seu quintal ou no local que você escolher. Atraem pássaros, abelhas e borboletas, incluindo beija-flores.

Embora não estejam livres de manutenções, eles necessitam de menos cuidados do que outros estilos de jardins. Desde que a maioria das espécies escolhidas sejam nativas ou adaptadas, o jardim não terá grandes problemas com pragas e doenças.

flores silvestres 002Imagem via homenhome

flores silvestres 003Imagem via homenhome

Contras:

Quando as flores começam a desaparecer, o jardim pode assumir um aspecto que lembra uma vegetação sem cuidados, ou seja, você vai ter de cortá-las no inverno, caso não queira ter um jardim marrom e desordenado.

flores silvestres 004Imagem via ultradownloads

Como começar?

  • Escolha do local:

As flores silvestres têm resistido ao teste do tempo, crescendo e prosperando na natureza sem nossa ajuda, então a primeira coisa é escolher um local onde bata sol direto por 6 – 8 horas diárias. Diferentemente do que se pensa, não basta simplesmente jogar um monte de sementes na terra, voltar depois de um tempo e acreditar que vai estar tudo maravilhoso. Você deve arar o solo e remover ervas daninhas ou plantas existentes e deixá-lo pronto para as raízes jovens. Não há necessidade de adicionar adubo ou composto, pois flores silvestres estão acostumadas a solos pobres.Você pode escolher um local com muros de tijolos, bancos e outros objetos campestres, pois isso ajuda a integrar as flores e indicar que elas foram plantas de propósito no local.

flores silvestres 005Imagem via telegraph

  • Escolha das flores:

Uma boa dica é escolher de 3 – 5 variedades de sementes de flores e misturar. Escolha variedades que são mais adaptadas, ou aquelas que são nativas de sua região, você pode comprá-las ou procurar um grupo de troca de sementes na sua cidade. Dependendo da região que você estiver, terá que escolher as que se adaptam melhor, mas algumas plantas como girassóis, cosmos, alissons e crisantemos são excelentes opções para iniciantes. 

Leia mais: 10 plantas que vão purificar o ar que você respira e os seus ambientes.

A melhor época para plantar é no início da primavera, pois é nesta época que a natureza permite que as flores sejam abundantes. Elas vão florescer e produzir sementes durante todo o verão, então as sementes que vão caindo acabam por germinar, vegetar e florescer novamente. Para facilitar a drenagem do solo, misture as sementes com areia e depois vá dispersando as sementes homogeneamente. Com ajuda de uma vassoura de grama (rastelo), revolva levemente para fazer com que as sementes se misturem à terra. Depois disso basta regar suavemente por algumas semanas até que suas plantas se desenvolvam bem. Vale lembrar que as ervas daninhas e as flores silvestres caminham lado a lado durante o desenvolvimento, então você pode optar por removê-las periodicamente, ou deixá-las para que se desenvolvam juntamente com o resto do jardim.Para saber qual é a erva daninha, aconselha-se plantar cada uma das espécies que você escolheu em pequenos vasos separados, pois quando tudo estiver crescendo você terá exemplos para distinguir qual é a erva daninha. 

flores silvestres 006Imagem via portwings

Esta é uma ótima ideia para quem quer evitar gramados enormes, que além de precisarem de podas frequentes, necessitam de muita água para permanecerem verdes. Bom plantio!

Veja também:

Se você gostou deste artigo, ajude a divulgar compartilhando. Gratidão!

Written By
More from Fernando

Viveiro Manequinho Lopes, passeio obrigatório para amantes da natureza!

Não é de se admirar que todas as pessoas residentes em São...
Read More

4 Comments

Deixe uma resposta