Saiba por que agora a França obriga que novos edifícios tenham jardins nos seus telhados

Já imaginou como seria se existissem jardins, hortas e até mesmo parques para lazer e integração com a natureza lá em cima, na cobertura dos prédios? Pois é, talvez não seja assim tão simples visualizar como seria. Porém, esse conceito é cada vez mais visto como uma solução possível e necessária aos grandes centros urbanos.

O parlamento francês aprovou no começo do mês passado uma lei para que todos os novos edifícios construídos em zonas comerciais tenham partes de seu telhado com jardins ou painéis solares. Isso foi resultado de muita pressão por parte de ativistas, que têm feito a França esforçar-se mais para diminuir as taxas de poluição do ar.

Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde classifica a poluição do ar como causadora de vários tipos de câncer. Outra pesquisa de uma empresa dedicada a questões do ar, a Plume Labs, mostra que Paris é uma das cidades com ar mais poluído do mundo no momento. A resposta da cidade foi tornar livre o acesso a programas de compartilhamento de bicicletas e transporte público.

28Foto de The Plaid Zebra

Os “jardins suspensos” podem ajudar, e muito, na absorção de poluentes em grandes cidades, melhorando consideravelmente o ar, de acordo com a Gulf Organization for Research and Development. Além disso, funcionam como um sistema passivo de resfriamento por causa da terra e da sombra das plantas e incentivam a biodiversidade dando espaço para aves migratórias e adicionando mais material orgânico à selva de pedra, criando condições para os organismos prosperarem. A Alemanha é um dos países com mais projetos deste tipo, tendo cerca de 10% de seus edifícios cobertos com jardins e com este número crescendo entre 10 e 15 % a cada ano.

Apesar de ser uma medida bastante apoiada, a criação destes espaços no topo dos edifícios ainda não é tão comum como deveria. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos estima que o investimento médio para a criação de uma área assim estaria entre 10 e 25 dólares por m², dependendo se o projeto é modesto ou mais arrojado, com custo anual de manutenção de cerca de 10% do investimento inicial.

31Foto de The Plaid Zebra

51Foto de The Plaid Zebra

1_mainbanner2-750x400Foto de  The Plaid Zebra

7-11RoofGardensFoto de noristuff.com

How-To-Start-a-Rooftop-GardenFoto de naturehacks.com

rooftop-garden1Foto de quick-garden.co.uk

?????????????????????????????????????????????????????????????Foto de vietcombank.tv

roof-garden-2Foto de urbangardensweb.com

roof-garden-3Foto de urbangardensweb.com

Veja também: 

Compartilhe este artigo com os amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.