Se você gosta de Plantas, precisa Conhecer Assucena Tupiassú e seu Incrível Projeto!

Formada em Biologia pela Faculdade Mackenzie, especializada em Controle Ambiental e Saúde Pública pela USP, Assucena Tupiassú conta que desde criança adorava assistir a própria mãe cultivando a maioria dos alimentos que comiam. “Pode parecer coincidência, ter nome de flor e trabalhar com plantas. Mas, na verdade, acho que é mesmo destino”, diz ela.

assucena 001Imagem de Somos Verdes

Dentre suas mais diversas habilidades, Assucena ministrou aulas de Jardinagem no Parque Ibirapuera, em São Paulo, escreveu inúmeras matérias para revistas relacionadas à jardinagem e paisagismo, é autora de um dos livros mais conceituados para jardinagem, “Da planta ao Jardim – Um guia fundamental para amadores e profissionais”, participou de programas de televisão como o Arquitetura Verde + Globosat e ainda criou o blog Jardins no Cinema, dedicado a mostrar e comentar todos os jardins e plantas que ela mesma viu em DVDs, TV e Cinema.

“Não é à toa que gosto de ver árvores plantadas nas ruas de São Paulo e lembrar que muitas delas fui eu que plantei, isso é uma das minhas maiores alegrias. Outra grande satisfação é ver meus ex-alunos trabalhando, principalmente os que foram do Projeto Crer-Ser. Isso não tem preço, assim como olhar jardins feitos pela equipe do Assucena Tupiassú Paisagismo Ltda, é algo, que como diz um grande engenheiro amigo meu, faz minha alma ficar mais alegre”

Mas não para por aí, Assucena tem se dedicado ao projeto “Uma flor por dia“. Para isso criou um blog e um grupo no Facebook, nos quais se propõe a postar fotos e descrições da planta que está florida naquele dia. Esse projeto tem a duração de um ano, para que qualquer pessoa tenha acesso gratuito a essas informações e saiba perfeitamente quando plantar, o que plantar e quando as flores irão florir.

Assista ao vídeo para entender melhor esse incrível projeto:

Sobre o livro, Da planta ao Jardim – Um guia fundamental para amadores e profissionais: 

livro-da-planta-ao-jardimImagem via Submarino

Da atitude do jardineiro profissional à iniciação do amador, este livro se propõe a dar todos os elementos-chave para conhecer e identificar diversas espécies de plantas e suas variedades e os cuidados para mantê-las sempre viçosas. Ricamente ilustrado com fotos da autora, o livro é muito didático, explicando desde a anatomia das plantas até como projetar e orçar jardins. Os tipos de solo e como identificá-los e prepará-los, as ferramentas necessárias e técnicas de multiplicação de plantas são tratadas em detalhes. O cultivo e a manutenção das diversas espécies de gramados, forrações, arbustos, trepadeiras, floríferas e árvores – sem esquecer as plantas para interiores e as hortas – são tratados em capítulos isolados e amplamente ilustrados, com práticas tabelas.

A escolha das plantas para cada tipo de jardim e como manter o espaço livre de pragas e doenças, além de podas e manutenção, completam as informações necessárias para criar e manter um ambiente verde. Sempre tomando a natureza como modelo, o livro segue em capítulos, nos moldes do curso de jardinagem, com a explicação das plantas e do solo, das árvores, arbustos e trepadeiras, dos gramados e forrações, horta, produção de mudas por sementes e partes vegetativas, pragas e doenças, irrigação, adubação, poda, cuidados após o plantio, a escolha da planta e finalmente como calcular as mudas necessárias.

Hoje Assucena trabalha no CECCO Ibirapuera onde auxilia pessoas em vulnerabilidade de saúde ou social e tem uma empresa de paisagismo e consultoria ambiental. Participe do grupo “Uma flor por dia” clicando aqui.

Veja também: 

Se você gostou deste artigo, compartilhe e curta a nossa fan page. Obrigado!

Escrito por
Mais de Fernando

Roseiras: Principais Pragas e Formas de Controle Alternativo

Depois da publicação do artigo no qual falamos sobre as principais doenças...
Leia mais

5 Comments

  • Ufa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Até que enfim , está falando do livro! Não o faz como deveria, acredito eu, dada a grande modéstia, mas o livro na minha opinião é o verdadeiro “mapa do tesouro” para quem tem o sonho de se tornar um jardinista. Eu tenho esse sonho e se um dia chegar lá, devo tudo a vc que é e sempre será meu ícone na área, minha inspiração!!! Um beijo e grata por tudo.

  • Tive a honra de conhecer você pessoalmente Assucena Tupiassú quando você esteve ministrando algumas aulas no Curso de Paisagismo no Parque Ibirapuera, no último semestre de 2007. Fico feliz em reencontra-la

  • Assucena Tupiassú passeia pelos jardins como se fosse uma flor, conhece cada detalhe da natureza, não é por acaso que recebeu o nome de flor.
    Sua origem indígena lhe fez uma pessoa sábia e simples, incrível que alguém tão jovem possa nos transmitir tanto conhecimento.

    Parabéns e obrigada pelo ensinamento
    Célia de Fátima Elias
    Aluna curso Recursos Paisagismo – UMAPAZ.
    30/05/16

Comments are closed.