04 Vídeo aulas gratuitas sobre sistemas agroflorestais para pequenos produtores

Quem é produtor rural, sabe que é muito importante compreender todo o processo do sistema de plantio. Os benefícios que ele pode gerar para a vida do agricultor. Bem como o impacto que esse modelo de negócio pode causar para a biodiversidade. E nada melhor para entender todos estes pontos do que conhecendo mais a respeito dos Sistemas Agroflorestais.

Pensando em ajudar o produtor rural nesse aspecto. O Instituto de Pesquisas Ecológicas elaborou uma serie de videoaulas sobre Sistemas Agroflorestais.

As videoaulas foram produzidas pelos técnicos do Instituto, que explicam, ao longo de 4 módulos, todas as informações necessárias sobre esses sistemas, também conhecidos pela sigla SAFs.

Se você deseja saber mais sobre os Sistemas Agroflorestais. Bem como sobre o programa de videoaulas desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas. Não deixe de ler esse post até o final e fique por dentro de todos os detalhes envolvendo esse assunto.

Confira!

Importância dos Sistemas Agroflorestais para o pequeno produtor rural

sistemas agroflorestais

Os Sistemas Agroflorestais representam um modelo de produção que vem otimizando não só a produção agrícola em si, mas também a vida dos produtores rurais.

Também não é para menos, pois os benefícios gerados por esses sistemas são vários. E dentre os principais, é possível citar:

  • Redução da erosão;
  • Diversificação dos sistemas radiculares, que promove uma ciclagem de nutrientes mais eficiente;
  • Benefícios econômicos, como garantia de lucro ao longo de todo o ano. Isso faz com que o produtor rural permaneça no campo durante o ano inteiro;
  • Maior abastecimento da população, com a produção constante de alimentos e produtos provenientes da agricultura;

Além dos benefícios descritos acima, os sistemas agroflorestais também promovem a redução da incidência de pragas, o que otimiza a produção de gêneros silvestres e produtores.

Instituto IPÊ e os sistemas agroflorestais

Com a implantação desses sistemas, muitos projetos tem alcançado resultados surpreendentes ao longo dos anos, onde cada vez mais pessoas, e o próprio meio ambiente, estão sendo beneficiados pelos resultados que os sistemas agroflorestais são capazes de gerar.

E alguns desses projetos são desenvolvidos pelo instituto IPÊ, que trabalha com sistemas agroflorestais há mais de 20 anos no Pontal do Paranapanema, que corresponde a uma área que possui um grande impacto para a proteção da Mata Atlântica.

Os SAFs apresentam objetivos similares ao IPÊ, uma vez que seus projetos visam implementar, com o apoio da comunidade local, ações que garantam uma paisagem sustentável e ecologicamente consciente no Pontal do Paranapanema.

Atualmente, são vários os projetos do IPÊ que trabalham nessa linha. Como é o caso dos projetos Sistemas Agroflorestais idealizado para agricultura da família e o incentivo a preservação da biodiversidade, e o projeto Café com Floresta.

Projeto videoaulas sobre Sistemas Agroflorestais

Empenhado em ajudar cada vez mais os pequenos produtores, o instituto IPÊ, em parceria com órgãos como a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Banco Mundial, além do apoio recebido pelo PDRS – Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, vem desenvolvendo videoaulas gratuitas e disseminando cada vez mais os sistemas agroflorestais como uma solução consciente e eficaz, que pode ajudar socioeconomicamente os produtores rurais e também o meio ambiente, por meio da adoção de medidas sustentáveis.

Para saber mais detalhes e acessar as aulas, basta clicar neste link. Aproveite essa oportunidade e conheça mais sobre uma solução sustentável que vem mudando a vida de muita gente e pode também mudar a sua!

Veja também: 

Gostou do artigo? Então compartilhe com os amigos pra que cada vez mais as pessoas tenham acesso a este tipo de conteúdo!

Tags from the story
, ,
More from Redação Somos Verdes

Primeira cidade inteligente e sustentável do Brasil: para população de baixa renda

Para quem achava que criar uma cidade inteligente e sustentável em um...
Read More